Autor: ROBERTO DE OLIVEIRA BEZERRA

Data da Defesa:  14/08/2013

RESUMO Esta pesquisa objetivou identificar e analisar os fatores organizacionais e individuais que interferem no processo de avaliação de desempenho dos servidores administrativos em estágio probatório, na percepção de avaliadores e avaliados, em uma instituição federal de ensino mineira, no caso o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Minas Gerais (IFMG), Campus Ouro Preto. Em termos teóricos, teve como referências Bergamini e Beraldo (1989), Bohlander, Snell e Shermann (2003), Krumm (2005), Zille, Andrade e Braga (2008) e Pontes (2010). Em termos metodológicos, a pesquisa desenvolvida se enquadra em uma abordagem predominantemente qualitativa, mas também utilizando técnicas quantitativas para análise dos resultados. A pesquisa foi descritiva em relação aos fins e estudo de caso em relação aos meios. A unidade de análise foi o IFMG, Campus Ouro Preto; a unidade de observação, o processo de avaliação de desempenho na fase do estágio probatório; e os sujeitos, os servidores que atuaram como avaliadores na condição de gestores e de não gestores; e os avaliados, aqueles lotados nos diferentes setores do Instituto. Concluiu-se que os servidores avaliadores e avaliados percebem como fatores intervenientes no processo de avaliação de desempenho: falta de envolvimento da alta gerência, falta de orientação ou treinamento dos avaliadores, inexistência de um ambiente adequado ao desenvolvimento do processo de avaliação, desconhecimento das atividades executadas por servidores de outros setores, fatores políticos como greves, eleições internas e rotatividade nos cargos de direção, influência da personalidade do avaliador, aversão dos avaliadores a fazerem críticas a seus subordinados, e situação de avaliar servidores em estágio probatório e, por fim, erros decorrentes da influência da personalidade do avaliador, como leniência e severidade, de contraste e semelhança, de recentidade e de quadros de referência.

Palavras-chaves: Avaliação de desempenho. Serviço público. Servidores públicos.

ABSTRACT This research intended to identify and analyze the organizational and individual factors that interfere in the process of performance evaluation of the administrative servants on probation, in the perception of evaluators and evaluated in a federal educational institution in Minas Gerais, in this case, the Federal Institute of education, science and technology of Minas Gerais (IFMG), Ouro Preto Campus. Theoretically, this work had as references Bergamini and Beraldo (1989), Bohlander, Snell and Shermann (2003), Krumm (2005), Zille, Andrade and Braga (2008) and Pontes (2010). In methodological terms, the research developed fits in a predominantly qualitative approach, but also using quantitative techniques to analyze the results. The research was descriptive in relation to the purposes and case study in relation to the means. The unit of analysis was the IFMG, Ouro Preto Campus; the unit of observation, the process of performance evaluation during the probationary period; and the subjects, the servers that acted as evaluators in the condition of managers and non-managers; and those evaluated, who were set in different sectors of the Institute. It has been concluded that the servers that evaluate and those that were evaluated noticed as factors involved in the process of performance evaluation: the lack of involvement from the organization’s top management, lack of guidance or training of evaluators, absence of a healthy environment, ignorance of the activities performed by servers from other sectors, political factors such as strikes, internal elections and changes in leadership positions, influence of evaluator’s personality, aversion from the evaluators to criticize his subordinates, the situation that involves evaluating servers on probation and, finally, mistakes due to influence of evaluator’s personality, such as errors of leniency and severity, contrast and similarity, recency and frames of reference.

Keywords: Performance evaluation. Probation. Public service. Public servants. Federal

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Prof. Dr.  Luciano Zille Pereira – Orientador