Mestrando(a): MARIANA PAIVA DAMASCENO

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Diante do cenário da educação à distância no Brasil, esta dissertação se propôs a descrever e analisar como se configuram os fatores críticos de sucesso que contribuem para o desenvolvimento da educação à distância na percepção de professores, tutores, alunos e coordenadores de cursos de Administração em EaD em instituições de ensino públicas e privadas, situadas no estado de Minas Gerais. Para tanto, delineou-se como objetivos específicos identificar os problemas críticos de programas de educação à distância com relação às competências gerenciais dos gestores, dos professores, tutores, bem como dos discentes que participam do curso e comparar os fatores identificados entre as instituições privadas e públicas. A metodologia de pesquisa utilizada possui abordagem qualitativa, quantitativa, descritiva e estudo de casos múltiplos. Como instrumento para a coleta dos dados, realizaram-se entrevistas com 19 sujeitos de pesquisas (compostos por gestores/coordenadores, professores e tutores dos cursos) e distribuíram-se questionários aos alunos de três Instituições de Ensino Superior, das quais duas são Universidades públicas e uma Faculdade privada. Dessa forma, foram encontrados cinco grupos de fatores críticos de sucesso para a EaD, sendo: capacitação dos atores envolvidos (professores, tutores, equipe técnica, coordenadores), tecnologia (AVA, ferramentas síncronas e assíncronas, equipe de TI), administração do curso (envolvendo aspectos como o material didático, o envolvimento da diretoria e do CEAD, e o perfil e necessidades do aluno) , estrutura física da instituição (matriz e polos) e o gerenciamento da equipe (envolvimento da equipe acadêmica e de apoio). Quanto aos papéis dos atores envolvidos, estes também foram descritos neste estudo. Por sua vez, o envolvimento e as competências das pessoas envolvidas no processo possuem influência direta sobre o sucesso desta modalidade. Assim, espera-se que este estudo possa contribuir para a sociedade, para as instituições de ensino que ofertam cursos à distância, especialmente de Administração, e para a academia com o desenvolvimento de trabalhos sobre o tema buscando melhorar a qualidade dessa modalidade e aprimorar seus processos.

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Professores Drs. da Banca:

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof.ª Dr.ª Cristiana Fernandes De Muylder

FUMEC