Autor: KATIA MARIA MOREIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  16/08/2010

Resumo Este estudo tem por objetivo principal identificar, descrever e analisar as estratégias utilizadas por quatro empresas do segmento de confecções do vestuário localizadas no interior de Minas Gerais, com destaque na produção de moda jovem masculina, feminina jovem e feminina de tamanhos especiais. O referencial teórico desta pesquisa foi estruturado seguindo uma sequência que contemplou inicialmente a evolução e conceitualização do tema principal de estudo, passando pelo levantamento dos tipos de estratégias e da influência das cinco forças de Michael Porter, das dez escolas de Mintzberg e da arquitetura estratégica, concluindo com a competitividade e a vantagem competitiva. Estes pontos abraçaram as principais correntes de estudo do tema. Para este estudo, foi desenvolvida uma pesquisa de campo, tipo descritiva, de natureza qualitativa, cujo método foi o estudo de casos múltiplos. Os dados foram levantados por meio de questionários aplicados aos diretores/proprietários das empresas alvo deste estudo e de entrevistas semiestruturadas para complementar as informações levantadas com base na da técnica anterior. Tais dados foram tratados e analisados por meio da técnica de explanação. Nesta etapa, ficou evidenciado que os respondentes, apesar de não conhecerem as teorias existentes a respeito de estratégia, desenvolvem estratégias a todo instante. A discussão dos resultados vem a seguir, confrontado as bases teóricas da pesquisa com as respostas dos respondentes, Os resultados dos questionários permitiram ampliar a compreensão das principais estratégias adotadas pelas empresas pesquisas, ficando evidenciado que estas focaram a redução do número de peças produzidas em detrimento da melhoria da qualidade final do produto. Observou-se também que tais estratégias ampliaram seus investimentos em marketing e na definição de um nicho específico de mercado. Finalizando, as limitações foram expostas, tornando-se sugestões quanto à ampliação do número de organizações a serem estudas.

Palavras-chave: Estratégia, Competitividade, Confecção,

 

Abstract This study aimed to identify, describe and analyze the strategies used by four companies belonging to the clothing industry clothing, interior de Minas Gerais. These companies have highlighted within the environment to which they belong, producing fashionable young men, young women’s fashion, and fashions for special sizes.

The theoretical framework of this research was structured following a sequence that initially approached the part of development and conceptualization of the main subject of study. Were subsequently raised the kinds of strategies, the influence of Michael Porter’s five forces, the ten schools Mintzberg, strategic architecture, and ultimately, competitiveness and competitive advantage. These points have embraced the mainstream of studying this issue.

These points have embraced the mainstream of studying this issue.
For this study developed a field research, descriptive, qualitative, whose method was the multiple case study. Data were collected through questionnaires sent to directors / business owners aim of this study, and also by means of semi-structured to complement the information obtained through the prior art. These data were processed and analyzed using the technique of explanation. At this stage, it was shown that respondents, despite not knowing the existing theories on strategy, and develop strategies at every turn. The discussion of results follows, confronted the theoretical basis of research with the answers of the respondents Finally, the questionnaire results advance the understanding of the key strategies adopted by business surveys, where it was evident that they focused on reducing the number of parts produced at the expense of improving the quality of the final product. It was also noted that they increased their investments in marketing and defining a specific niche market. Finally, the limitations were exposed, in which directed the suggestions for increasing the number of organizations being studied.

Keywords: Strategy, competitiveness, production

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª ESTER ELIANE JEUNON– Orientadora

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