Autor: SOLANGE CARVALHO MOREIRA RODRIGUES

Data da Defesa:  13/10/2011

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo verificar a prática didático-pedagógica na área do empreendedorismo e sua interferência na propensão a atividades empreendedoras por parte dos alunos e professores do curso de Administração do Centro Universitário localizado no leste de Minas Gerais, Brasil. Sabe-se da importância das atividades empreendedoras para a promoção da riqueza tanto de regiões isoladas como de países inteiros, o que tem suscitado, recentemente, a realização de pesquisas com este foco, inclusive no âmbito do ensino. Desta forma, optou-se aqui por um estudo de caso, tendo como sujeitos de pesquisa quinze alunos do oitavo período do curso de Administração e quatro professores do mesmo curso, definidos por acessibilidade. Analisou-se, também, o projeto pedagógico do curso e outros documentos afins, fornecidos pela Instituição, tendo sempre em vista a utilização de mais de uma fonte de evidência. Um dos professores entrevistados coordena um projeto de atividades vivenciais de criação de negócios em que os alunos experimentam uma situação real empreendedora. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas com a permissão dos entrevistados e transcritas na íntegra, utilizando-se dois protocolos distintos com perguntas inter-relacionadas. Os dados foram ordenados, tabulados e classificados em unidades temáticas buscando-se para as análises, os significados e a essência nos relatos. O resultado evidencia que a prática didático-pedagógica adotada parece propiciar aos estudantes propensão a empreender após o curso, indicando a possibilidade do ensino sistematizado do empreendedorismo. Como um fenômeno “multifacetado e multidisciplinar” demonstra não ser excludente uma via ou outra de aprendizado. Porém, no ambiente escolar exige-se condições especiais para realizá-lo, conforme se verifica a partir da apresentação e análise dos resultados. Este aprendizado é, portanto, dependente de uma estrutura de apoio, efetivando-se ao unir a teoria à prática em projetos como nos moldes de empresa simulada ou em incubadora de empresas.

Palavras-chave: Empreendedorismo – Ensino. Empreendedorismo – Administração. Prática didático-pedagógica.

ABSTRACT

This work aims to verify the didactic and pedagogical practice in the ​​entrepreneurship field and its interference in the propensity to undertake from the viewpoint of students and professors of management course of University Centre located in the eastern of Minas Gerais, Brazil. It is known the importance of entrepreneurial activities to promote the wealth of regions and therefore for the countries, which has raised more recently research with this focus in the area of education. Thus, it was chosen a case study where the subjects were fifteen students in the eighth period of the Administration course and four teachers of the same course defined by accessibility. Also, it was analyzed the project’s educational progress and other related documents provided by the institution, seeking to use more than one source of evidence. One of the interviewed teachers coordinates the project of activities to create business in which students perform real entrepreneurship situations. Data were collected through semi-structured interviews recorded with permission and transcribed using two different protocols with related questions. Data were collected, ordered, tabulated and classified into thematic units, seeking for the analyses, the meaning and essence in the reports. The results show that the didactic-pedagogical approach adopted seems to stimulates the students’ ability to undertake after the course, indicating the possibility of systematic teaching of entrepreneurship. As a “multifaceted and multidisciplinary” phenomenon demonstrates an non exclusionary way or another to learn. However, the school environment requires special conditions for realizing it, as it can be seen from the presentation and analysis of results. However, the process of learning is dependent on the support structure making effective in uniting theory with practice in projects such as simulated business or business incubator.

Keywords:  Entrepreneurship – Education.  Entrepreneurship – Management. Didactic  Pedagogical – Practice

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo– Orientadora