Autor: PAULO VICENTE COELHO DE ALMEIDA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  18/05/2010

RESUMO O custeio baseado em atividades (Activity-Based Costing), ou ABC, constitui-se em uma proposta apresentada no final dos anos de 1980 como alternativa aos sistemas tradicionais de custos, principalmente ao custeio por absorção, que se revela deficiente diante das necessidades das organizações por informações. O mercado evolui constantemente, a concorrência se torna mais acirrada e globalizada e os custos indiretos crescem constantemente, devido à disseminação das novas tecnologias por toda organização. Neste cenário torna-se necessário qualificar os instrumentos gerenciais, para dar suporte ao processo decisório nas organizações. As instituições de ensino superior (IES), inseridas nesse quadro econômico, são compelidas a modernizar os métodos de produção de informações para a tomada de decisões, de modo a assegurarem sua sobrevivência. O objetivo desse trabalho é desenvolver os elementos fundamentais para o desenvolvimento de um modelo ABC aplicável às IES. Este trabalho é um estudo de caso, descritivo, com abordagem qualitativa. 20 entrevistas foram realizadas com os responsáveis pelos departamentos que absorvem custos indiretos na organização pesquisada, visando colher informações as sobre atividades desempenhadas e sobre os direcionadores de custos e de consumo de atividades. Como resultado da pesquisa, verificou-se que é possível desenvolver o modelo de custeio ABC e aplicá-lo em IES. As atividades e os direcionadores são descritos de forma clara e hierarquizada. Os direcionadores, nos dois níveis, são identificados como de quantificação factível na operação da IES. Portanto, as informações operacionais obtidas estão adequadas à estruturação do modelo de custos ABC. Em relação à IES estudada, foi possível verificar que sua estrutura acadêmica e administrativa está adequada para a implantação do custeio ABC. O detalhamento das atividades, dos direcionadores de custos e do consumo de atividades estão adequados à estrutura conceitual do ABC. O que não existe é estrutura informacional para quantificar os direcionadores, nos dois níveis, o que seria possível com a reestruturação do sistema de informações. Um avanço nos estudos nesta direção levaria à analise e aplicação do ABC focado nos tempos (Time-driven-Activity-Based Costing) em IES.

Palavras-chave: Custos; Métodos de custeio; Custeio baseado em atividades; Direcionadores.

 

ABSTRACT The Activity-Based Costing, ABC, is a proposal presented in the end of the years 1980, as an alternative to the traditional systems of costs, mainly to the costing for absorption. That costing method is deficient due to the needs of information of the organizations. The market constantly develops, the competition becomes more demanding and wordwide, the indirect costs constantly grow, due to spread of the new technology for all organization, the need to qualify the managerial instruments, to give support to the process determined in the organizations, became important. And the higher education institutions, IES, inserted in that process, in that economical picture, they are compelled to modernize the methods of production of information for taking decisions, for us to assure his/her survival. The aim of that work is to establish the fundamental elements for the development of a model applicable ABC in IES. That work is a study of case, descriptive, with quantitative and qualitative approach. With base in questionnaire, taken to the interviews to the responsible for the departments that absorb indirect costs in the researched organization, in the total of 20 interviews, seeking to pick information about carried out activities, directors, of costs and of the consumption of activities, to adapt them to the conceptual context of ABC. As a result of the research it was verified that it is possible to develop the method of the costing ABC and to apply him/it in IES. The activities and directors are described in a clear and hierarchically way. The directors, in the two levels, are identified and of feasible quantification in the operational structure of IES. Therefore the obtained operational information are adapted to the structuring of the costing method ABC, important support for administration of the institutions. But in relation to the studied IES, it was possible to verify that the academic and administrative structuring is adapted for the implantation of the costing ABC. The detailment of the activities, directors of costs and of the consumption of activities they are adapted to the conceptual structure of ABC. The one that doesn’t exist is structure informacional to quantify the directors, in the two levels. What would be possible with the restructuring of the system of information. A progress in the studies in this direction would take to it analyzes her and application of the costing based on activities and time (Team-driven-Activity-Based Costing) in IES.

Keywords: Costs. Costing methods. Activity-Based Costing. Activities. Directors.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de gestão e competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. KAlfredo Alves de Oliveira Melo – Orientador

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva – Docente

Prof. Dr. Antônio Arthur de Souza – Participante externo

Baixar arquivo: Paulo Vicente Coelho de