Autor: MARIA GABRIELA DE OLIVEIRA MELO MARTINS
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 11/02/2009
RESUMO O presente estudo aborda o tema da influência da cultura nacional sobre a cultura organizacional em uma cooperativa de crédito de Minas Gerais, através de duas escalas validadas por autores brasileiros (FERREIRA, 2002 e DELA COLETA e DELA COLETA, 2005). A Escala de Cultura Nacional trabalha com oito dimensões: distância hierárquica; controle da incerteza; individualismo; masculinidade; assertividade; orientação para a realização; orientação para o futuro; orientação para a afiliação, Enquanto a Escala de Cultura Organizacional compreende sete dimensões: profissionalismo cooperativo; profissionalismo competitivo e individualista; práticas de integração externa; práticas de relacionamento interpessoal; práticas de recompensa e treinamento; rigidez na estrutura hierárquica de poder; satisfação e bem estar dos empregados. Pretendeu-se com esta pesquisa identificar características diferenciadoras da cultura destas organizações em comparação com os demais formatos organizacionais. Os resultados demonstraram que as cooperativas não se diferenciam do padrão cultural das empresas brasileiras, o que aponta para modelos tradicionais de gestão empresarial no Brasil.
Palavras-chaves: Brasil – Cultura nacional, Cultura organizacional, Cooperativa de crédito
ABSTRACT The current study discusses the influence of the national culture over the organizational culture in a credit cooperative in Minas Gerais State utilizing two scales validated by Brazilian authors (FERREIRA, 2002 and DELA COLETA, 2005). The national culture scale works with eight dimensions: hierarchy distance; uncertainty avoidance; individualism; masculinity, assertiveness; orientation for the realization; orientation for the future; orientation for affiliation. The organizational culture work with seven dimensions: cooperative professionalism; competitive and individualist professionalism; external integration practices; interpersonal relationship practices; couching and rewarding practices; rigidity in the hierarchal power structure; employees satisfaction and well being. When applying both scales to the universe of the cooperatives, it was intended to identify the characteristics that make the culture within the cooperatives different from the ones compared to other organizational format. The results show that the cooperatives do not differ from the culture standards found in the Brazilian organizations. It points out the traditional management models in Brazil.
Key-words: Brazil – National culture, Organizational culture, Credit cooperative
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Orientador
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