Autor: MARIA BEATRIZ COUTINHO LOURENÇO DE LIMA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  28/02/2011

RESUMO Esta dissertação, estruturada em seis capítulos, relata pesquisa em três empresas familiares brasileiras de médio porte administradas pela segunda geração de familiares do fundador. O objetivo geral da pesquisa, de cunho qualitativo e desenhada como um estudo de múltiplos casos, consiste em identificar os diferentes mecanismos que criam, sustentam e reforçam a posição do fundador das empresas familiares como um mito. O estudo contribui para ampliar a compreensão da longevidade dessas organizações, beneficiando empresas, acadêmicos e consultores. Avança na descrição de padrões de relacionamento estabilizados e mutuamente reforçados por uma convivência prolongada e recorrente. Descreve sistemas e componentes em cinco domínios diferentes, contribuindo para aplicações do pensamento sistêmico em administração e em relações humanas. As perspectivas teóricas utilizadas foram: o modelo dos três círculos de empresas familiares; uma conceituação relacional de mito; e o pensamento sistêmico, subjacente à escolha das duas primeiras. Como instrumentos de coleta de dados primários, utilizaram-se o genograma, entrevistas semiestruturadas e imagens. Notas de campo, o contato com comendas, diplomas e honrarias, e uma visita guiada às empresas possibilitaram o registro e observação secundária do objeto pesquisado. Os dados mostram que os fundadores têm trajetórias de vida que influenciaram de forma positiva familiares e funcionários, e tornaram-se informalmente líderes de setor em decorrência de seus valores e atitudes para com a sociedade. Dentre os padrões relacionais de sustentação da imagem do fundador como um mito foram observados: aprendizagem, confiança, persistência, inovação, lealdade, não confrontação, reciprocidade e construção da identidade pela identificação. Quanto às atitudes do próprio fundador que o mantém nessa posição, é possível apontar: comunicação, cooperação, criação de um espaço para se despertar capacidades, harmonia e entusiasmo no ambiente de trabalho. Quanto aos fatores que justificam sua posição, foi possível identificar: o fundador como uma referência para a construção da identidade; a necessidade de pertencer a um grupo de destaque; e o desejo de ultrapassar e de ousar, tendo o fundador como espelho. Humildade, dedicação à família e aos funcionários, cooperação e colaboração foram destacados como valores dos fundadores que sustentam suas relações com os sistemas família, empresa e o respeito à propriedade, e consolidam o seu status de mito. Familiares e funcionários ressaltam como preocupações no futuro, na falta do fundador: a perda da pessoa de referência, a perda da segurança e a perda da coesão informal do grupo. De outro lado, a possibilidade de renovação foi salientada pelos funcionários. A investigação reforça a percepção da pesquisadora em sua atuação com empresas familiares: a participação ativa de familiares e funcionários na construção da posição de mito de um fundador de empresa familiar.

Palavras-chave: Empresa familiar. Mito do fundador. Padrões relacionais. Pensamento sistêmico.

 

 

ABSTRACT Structured in six chapters, this dissertation reports the research carried out with three midsize Brazilian family enterprises administered by the second generation of the founder’s family. The main objective of this qualitative inquiry, designed as a multiple case study, was to identify different mechanisms that engender, uphold, and strengthen the status of the founder as a myth. This study contributes to expand the understanding of the prolonged existence of family organizations, benefiting enterprises, academics, and consultants. Yet, it presses forward the description of patterns of relations, stabilized and mutually reinforced by continuing and prolonged conviviality. It describes systems and its components in five different domains, therefore contributing to systems thinking applications in administration and in human relations studies. The theoretical stances taken were the family business’s three-circle model; a relational understanding of myth; and systems thinking, which underlies the first two selections. Primary data collection instruments were: genogram; semi-structured interviews; and images. Field notes, the contact with badges, diplomas, and honors, and a guided tour to the business plant and offices, allowed for the registration and secondary observations of the object under scrutiny. Data show that founders lived life paths that positively influenced family members and workers, and became informally leaders of their businesses’ sectors, due to their values and attitudes within society. Learning, confidence, persistence, innovation, loyalty, non-confrontation, reciprocity, and the building of identity by identification were observed as relational patterns that sustain the founder’s image as a myth. Communication, cooperation, and aperture to disclose capacities, harmony, and enthusiasm in the work environment were identified as founders’ attitudes that guarantee the position. Regarding factors that justify this status, it was possible to identify: the founder as a reference to identity building; the need to pertain to a distinguished group, and the desire to surpass commonsense and to dare, having the founder as a model. A humble personality; dedication to the family and workers; cooperation and collaboration were identified as values of the founders that sustain their relationships between the systems family, business, and respect to property, and that consolidate their status as a myth. Family and workers highlight as concerns about the future, when the founders have passed away, loss of a reference, loss of security and loss of the informal cohesion of the group, and the possibility of renovation as well. The investigation reinforces the researcher perceptions, along her work with family businesses as a consultant, coach, and therapist that family and workers actively participate, together with the founder, in the erection of the myth of the founder of family businesses.

Key words: Family business. The myth of the founder. Relational patterns. Systems thinking.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.a Dr.a Adriane Vieira – Orientadora

Baixar arquivo: Maria Beatriz Coutinho Lourenço de Lima