Mestrando(a): MARIA BEATRIZ COUTINHO LOURENÇO DE LIMA
Orientador(a): ADRIANA VIEIRA
Esta dissertação, estruturada em seis capítulos, relata pesquisa em três empresas familiares brasileiras de médio porte administradas pela segunda geração de familiares do fundador. O objetivo geral da pesquisa, de cunho qualitativo e desenhada como um estudo de múltiplos casos, consiste em identificar os diferentes mecanismos que criam, sustentam e reforçam a posição do fundador das empresas familiares como um mito. O estudo contribui para ampliar a compreensão da longevidade dessas organizações, beneficiando empresas, acadêmicos e consultores. Avança na descrição de padrões de relacionamento estabilizados e mutuamente reforçados por uma convivência prolongada e recorrente. Descreve sistemas e componentes em cinco domínios diferentes, contribuindo para aplicações do pensamento sistêmico em administração e em relações humanas. As perspectivas teóricas utilizadas foram: o modelo dos três círculos de empresas familiares; uma conceituação relacional de mito; e o pensamento sistêmico, subjacente à escolha das duas primeiras. Como instrumentos de coleta de dados primários, utilizaram-se o genograma, entrevistas semiestruturadas e imagens. Notas de campo, o contato com comendas, diplomas e honrarias, e uma visita guiada às empresas possibilitaram o registro e observação secundária do objeto pesquisado. Os dados mostram que os fundadores têm trajetórias de vida que influenciaram de forma positiva familiares e funcionários, e tornaram-se informalmente líderes de setor em decorrência de seus valores e atitudes para com a sociedade. Dentre os padrões relacionais de sustentação da imagem do fundador como um mito foram observados: aprendizagem, confiança, persistência, inovação, lealdade, não confrontação, reciprocidade e construção da identidade pela identificação. Quanto às atitudes do próprio fundador que o mantém nessa posição, é possível apontar: comunicação, cooperação, criação de um espaço para se despertar capacidades, harmonia e entusiasmo no ambiente de trabalho. Quanto aos fatores que justificam sua posição, foi possível identificar: o fundador como uma referência para a construção da identidade; a necessidade de pertencer a um grupo de destaque; e o desejo de ultrapassar e de ousar, tendo o fundador como espelho. Humildade, dedicação à família e aos funcionários, cooperação e colaboração foram destacados como valores dos fundadores que sustentam suas relações com os sistemas família, empresa e o respeito à propriedade, e consolidam o seu status de mito. Familiares e funcionários ressaltam como preocupações no futuro, na falta do fundador: a perda da pessoa de referência, a perda da segurança e a perda da coesão informal do grupo. De outro lado, a possibilidade de renovação foi salientada pelos funcionários. A investigação reforça a percepção da pesquisadora em sua atuação com empresas familiares: a participação ativa de familiares e funcionários na construção da posição de mito de um fundador de empresa familiar.
Orientador(a): ADRIANA VIEIRA
Professores Drs. da Banca:
Drª Adriane Vieira – UFMG
Dr. Juvêncio Braga de Lima – FNH
Dr. Anderson de Souza Sant’Anna – PUC-Minas
Mestrando(a): MARIA BEATRIZ COUTINHO LOURENÇO DE LIMA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações