Mestrando(a):  MARIA DAS GRAÇAS PAIVA

Orientador(a): Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

O objetivo geral desta dissertação é descrever e analisar o comprometimento no trabalho, na percepção dos empregados que atuam em um laboratório clínico de um hospital público localizado na cidade de Belo Horizonte–MG, com base na abordagem multidimensional de Medeiros (2003). Foi realizada uma pesquisa descritiva de abordagem quantitativa e qualitativa. A coleta de dados se dividiu em duas fases. Na primeira, para os dados quantitativos, adotou-se o modelo de medidas construído e validado por Medeiros (2003), que contempla as bases do comprometimento organizacional e amplia a tipologia de Meyer e Allen (1991), composto por perguntas fechadas em formato de escalas de concordância do tipo Likert de seis pontos.  Na fase qualitativa, os dados foram coletados por meio de 15 entrevistas semiestruturadas com empregados do laboratório selecionado, considerando o gênero, a idade e o grau de escolaridade. Os dados quantitativos foram submetidos à análise estatística univariada e bivariada e os qualitativos, foram analisados à luz da análise de conteúdo, proposta por Bardin (2011). Os resultados constataram-se alto comprometimento dos pesquisados com as bases obrigação pelo desempenho, afiliativa, linha consistente de atividades e afetiva. Apurou-se um baixo comprometimento em relação às bases falta de recompensas e oportunidade, escassez de alternativas e obrigação pelo desempenho. Os indicadores mais relevantes em relação à obrigação pelo desempenho foram: preocupação com o bom desempenho e alcance dos resultados pela instituição. Quanto à base afiliativa, o indicador mais expressivo foi o sentimento de pertencimento ao grupo, enquanto crença nos valores e objetivos da organização foi o mais relevante da base afetiva. Quanto à análise de conteúdo, para a categoria obrigação pelo desempenho, observou-se que os entrevistados auxiliam a instituição no crescimento e alcance dos objetivos estabelecidos. Para a categoria afiliativa, observou-se que o trabalho é realizado em um ambiente integrado. Quanto à categoria linha consistente de atividades, identificou-se o sentimento de felicidade com o vínculo existente com a organização. Percebeu-se maior comprometimento dos empregados com a instituição nos primeiros anos trabalhados, bem como maior empenho dos empregados quando são contratados. Com relação à categoria afetiva, observou-se que a instituição possui um nome que a torna reconhecida e valorizada e que, com base nos limites éticos os empregados possuem liberdade para realizar seu trabalho. No que se refere a escassez de alternativas, destaca-se que para os entrevistados o trabalho é uma necessidade de subsistência inerente ao indivíduo, bem como se constitui em um desejo, tendo em vista que trabalham para a recuperação dos pacientes e são reconhecidos por eles pela assistência prestada. Observou-se que se os empregados deixassem a organização passariam por um período de desestruturação. O local de trabalho foi apreciado, tendo em vista que conta-se com uma boa equipe de trabalho. No que tange a satisfação, os laços de amizades e coleguismos desenvolvidos no ambiente de trabalho foram identificados de maneira representativa. Com relação à insatisfação, a falta de materiais para a assistência dos pacientes, bem como o excesso de burocracia nos processos foram os fatores mais observados. No que tange as novas diretrizes do processo de mudança, a maioria dos entrevistados relataram vivenciar uma falta de engajamento com as diretrizes atuais da organização.

Palavras-chave: Comprometimento organizacional. Laboratório clínico. Envolvimento

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Simone Costa Nunes

PUC-MINAS

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Área de concentração: Organização e estratégia

MARIA DAS GRAÇAS PAIVA