Mestrando(a): LILIAN DE OLIVEIRA MOURA

Orientador(a): Profª Drª Caissa Veloso e Sousa

O transporte aéreo é uma atividade do setor de serviços que tem apresentado, desde a década de 1990, uma demanda expressiva de passageiros que se utilizam da infraestrutura aeroportuária para a realização de suas viagens aéreas. A International Air TransportAssociation (IATA) estima que até 2015 as infraestruturas aeroportuárias no âmbito global estarão sujeitas a um tráfego de 7,2 bilhões de passageiros, o que, consequentemente, poderá provocar longas filas de espera para o consumo de serviços nos aeroportos. Estatísticas para o setor apontam que mais de 1,6 bilhão de pessoas realizam uma viagem aérea a cada ano. Os voos internacionais predominam neste comportamento, com 33%. No Brasil, vinte dos principais aeroportos apresentaram até 2010 algum estágio de saturação do tráfego de pessoas no componente “terminal de passageiros”, fator este que fundamentou esta pesquisa sobre o cenário de serviços dos terminais de passageiros dos aeroportos. A presente pesquisa teve por objetivo descrever e analisar os aspectos experienciais e simbólicos dos consumidores de viagens aéreas em terminais de passageiros dos aeroportos brasileiros e estrangeiros. Um grupo de 21 passageiros que utilizam aeroportos para realizar viagens aéreas com frequência foi entrevistado. Nos resultados obtidos, os respondentes classificam o ambiente dos aeroportos brasileiros como: desconfortáveis, sujos, minúsculos, sem cor, espremidos e pouco funcionais. A expectativa de passar o menos tempo possível, em aeroportos, sobretudo, nas áreas do check-in e na sala de embarque dos terminais de passageiros, prevaleceu nos relatos. Os aspectos experienciais que mais sobressaíram nos relatos dos entrevistados estão relacionados: as condições das acomodações para espera de voos; as condições de acessibilidade e de deslocamentos dentro dos terminais; ao preço praticado “em” aeroportos; a distribuição física e não funcional dos serviços pelas áreas dos terminais; a insuficiência/inadequação da sinalização e de informações sobre voos pelos terminais; e, predominantemente, ao tempo que os entrevistados gastaram nas filas longas para consumirem serviços aeronáuticos dos terminais de passageiros. O quadro de inquietação, dentre outras, compõem as experiências dos entrevistados, diferentemente do quadro mais otimista, que atribuíram aos aeroportos de outros países. Infere-se que há no Brasil, expectativas em torno de um modelo ideal de aeroportos mais funcionais, e não necessariamente semelhante aos ambientes de shoppings, mas sugere outras contribuições de pesquisa no sentido de entender o que seria funcional dentro de um aeroporto para a demanda do transporte aéreo no Brasil?

BANCA EXAMINADORA:

Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa

ORIENTADORA (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Iris Barbosa Goulart

UNA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade.

Área de concentração: Organização e estratégia

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