Autor: FABIO DA SILVA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  12/09/2009

RESUMO O objetivo geral  da dissertação foi descrever e analisar como se encontram configuradas as competências gerenciais dos profissionais de vendas em uma empresa do varejo óptico mineiro. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa do varejo mineiro, do segmento óptico, de caráter descritivo com abordagens qualitativa e quantitativa, com  a realização de  triangulação entre métodos. Os dados foram coletados e analisados da seguinte forma: dados secundários por meio de análise documental; dados primários oriundos de questionários aplicados em todos os gerentes de lojas do estado de Minas Gerais (24 no total)  analisados estatisticamente; e de entrevistas realizadas com 12 gerentes, analisados por meio da técnica de análise de conteúdo. Os dados foram apresentados e analisados em três blocos: descrição da empresa Ótica Diniz, sua evolução no estado e as políticas e práticas de gestão pessoas, percebendo-se tratar-se de uma empresa com uma trajetória diferenciada no setor em que se localiza; descrição e análise de como se configuram as competências gerenciais, segundo o modelo de Quinn et al. (2003), tendo a pesquisa identificado competências gerenciais muito similares ao perfil eficaz de agregador pacífico, com resultado diferenciado para as competências alinhadas no papel de produtor, fato diretamente ligado à natureza das funções gerenciais no comércio varejista; descrição e análise de como os gerentes percebem a função gerencial de um modo geral, sua atuação em particular, relativamente às dificuldades, facilidades, e desafios em relação as suas competências profissionais. Note-se que as pequenas e médias empresas figuram muito pouco no campo acadêmico, apesar do significativo crescimento nas duas últimas décadas, sendo que este contexto organizacional provavelmente vai merecer muitos estudos nos próximos anos. As observações realizadas a partir desta pesquisa com gerentes do varejo permitiram aprofundar o conhecimento do trabalho desses profissionais no setor óptico, de suas aspirações e trajetória, das características do cargo gerencial que ocupam e de suas percepções a respeito da função que exercem. Embora reconheça a impossibilidade de generalizar essas observações para todos os grupos gerenciais, contribuições também foram dadas no campo metodológico quando da triangulação entre métodos, apontando possibilidades para pesquisas futuras e, do ponto de vista conceitual, para o aprimoramento do modelo de Quinn et al. (2003), podendo-se expandir a aplicação do questionário aplicado, com vistas à finalização do processo de validação científica dentre outras. Esta pesquisa pode ser utilizada como fonte de alimentação para outros estudos sobre a função gerencial em pequenas empresas e, principalmente, no segmento de varejo. Estudos comparativos podem emergir das reflexões aqui apresentadas e, nesse sentido, sugere-se aprofundá-las por meio de estudos comparativos com outros grupos da própria empresa pesquisada, com  empresas concorrentes desse mesmo setor e de outros segmentos do varejo, e de sua comparação com outros setores econômicos, indicando suas peculiaridades e também similaridades de maneira a contribuir para o avanço da compreensão das competências profissionais e gerencias e da própria função gerencial no Brasil.

Palavras-chave: competências profissionais, competências gerenciais, gerência e gerentes, varejo óptico.

 

ABSTRACT The general objective was to describe and to analyze the competences of sales managerial professionals in a company of the mining optical retail. To reach the objectives, a case study was made in a retail company of Minas Gerais, of the optical segment, that have descriptive character with qualitative and quantitative approach, indicating the accomplishment of triangulation between methods. The data was collected and analyzed in the following way: secondary data and documental analysis; and primary data originated from the questionnaires applied to all of the managers of stores (24 in the total), statistical analysis, interviews with 12 managers and analyzed through the technique of content analysis. The data were presented and analyzed in three blocks: description of the company Ótica Diniz, the evolution of the company in the state including the politics and administration management of people practices, being noticed to treat with a company that have a path differentiated in the sector where is located; description and analysis about how them configure managerial competences, according to the model of Quinn et al. (2003), tends the research identified very similar managerial competences to the effective profile of peaceful adder, with different results for the aligned competences of the producer, fact directly linked to the nature of the functions that you manage in the retail trade; description and analysis about how the managers understand the managerial function in a general way, them performance in particular, relation to the difficulties, means, and challenges about their professional competences. It is noticed that the small ones and averages companies represent small part of the academic field, in spite of the significant growth in the last two decades, and this organizational context will probably deserve many studies next years. The observations realized from that research with managers of the retail, allowed deepening in the knowledge of these professionals works, in the optical sector, of their aspirations and ways, the characteristics of the managerial position that they occupy and their perceptions regarding the function that they exercise. Although it recognizes the impossibility of generalizing those observations to all of the managerial groups, contributions were also given in the methodological field about the triangulation between methods, pointing possibilities for future researches and, the conceptual point of view for the improvement of the model of Quinn et al (2003), that could expand the application of the realized questionnaire, that views to the finalization of the process to scientific validation; among others. This research can be used as feeding source for other studies about the managerial function in small companies and mainly in the retail segment. Comparative studies can emerge of the reflections here presented and, deepen through comparative studies with other groups of the own researched company, with competitive companies of this same section and of other segments of the retail, and comparison with other economical sectors, indicating their peculiarities and also they similarities to contribute for the progress in the understanding of the professional competences and of the own managerial function in Brazil.

Key words: professional competences, managerial competences, management and managers, optical retail.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ªKely César Martins de Paiva – Orientadora

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