Autor: SIMONE VELOSO SANTANA DE FIGUEIREDO

Data da Defesa:  11/12/2010

RESUMO O objetivo desta dissertação foi descrever e analisar como se encontram configuradas as competências gerenciais esperadas (ideais) e efetivas (reais) de gestores da JR Higienização Ltda., quanto à percepção de subordinados lotados na administração central localizada em Belo Horizonte. Foram discutidos conceitos relacionados a gerência e a gerentes e sobre competências profissionais e sua gestão no nível gerencial. A pesquisa, nos moldes de um estudo de caso, considerou como unidade de análise os gerentes, especificamente quanto a suas competências gerenciais, e como unidade de observação os subordinados da administração da empresa abordada, os quais não ocupam cargo associados à função gerencial. Como a pesquisa foi pautada nas abordagens quantitativa e qualitativa, caracterizando uma triangulação metodológica, ocorreram duas fases de coleta de dados, além do levantamento de dados secundários, por meio documental. Na primeira, foi aplicado um questionário com frases correspondentes aos oito papéis do modelo de Quinn et al. (2003), o qual foi distribuído aos 65 funcionários, tendo 45 deles retornado devidamente preenchidos. Na segunda fase, foram realizadas entrevistas com 12 sujeitos, escolhidos por acessibilidade, com vistas a obter esclarecimentos e aprofundamento na temática da pesquisa. As técnicas de análise de dados neste estudo foram: a análise documental, a estatística descritiva uni e bivariada e a análise de conteúdo. Dentre os principais resultados, salientam-se: a JR Higienização, fundada há 37 anos, vem implementando um novo sistema de informações, implicando uma série de mudanças nas expectativas e nos comportamentos dos gestores; os oito papéis gerenciais do modelo analítico adotado, nos planos do ideal e do real, são percebidos de modo distinto pelos subordinados; os papéis de Inovador e de Facilitador (tanto no plano ideal como no efetivamente realizado pelos gestores da empresa) foram os menos percebidos pelos subordinados tanto na primeira fase quanto na segunda fase da pesquisa; os resultados apontaram para uma percepção esperada por parte dos subordinados quanto aos papéis de coordenador e de diretor, porém o que eles observam na prática dos gestores é o desempenho de negociador e de mentor; e a maioria dos entrevistados não vê diferença decorrente de competências em função de desigualdade em termos de sexo, idade, estado civil e tempo no cargo do gerente, todavia elas parecem alinhadas a níveis de escolaridade, tempo de casa, nível hierárquico e tempo de gerenciamento de pessoas da mesma equipe. O estudo finaliza com as limitações da pesquisa e sugestões para novas investigações.

Palavras chaves: Competências gerenciais. Competências profissionais. Gerência e gerentes. Subordinados. Triangulação.

ABSTRACT The objective of this dissertation was to describe and analyze how the management abilities, expected (ideal) and actual (real), of managers from JR Higienização Ltda., are configured in the perception of crowded subordinates central administration located in Belo Horizonte. Further, it was discussed concepts related to management and managers on their management skills and their management at the management level. The research, in line with a case study, considered the managers as the unit of analysis, specifically their management abilities, and as an observation unit, the subordinates from the administration of the approached company, which do not occupy a position in which he is holding managerial function. Since the research was based on both quantitative and qualitative approaches, forming a methodological triangulation, there were two phases of data collection, besides the survey of secondary data through documentary. The first was a questionnaire with eight sentences corresponding to the roles of the Quinn model (2003), which was distributed to the 65 employees, with 45 of them returned completed. In the second phase, interviews were conducted with 12 subjects, selected by accessibility, with view to deepening and clarification on the subject of research. The data analysis techniques in this study were documentary analysis, univariate and bivariate descriptive statistics and content analysis. Among the results, it should be noted: the JR Higienização, founded 37 years ago, has been implementing a new information system, involving a series of changes in expectations and behavior of managers; the eight managerial roles of the analytical model adopted in the plans of the ideal and real, are perceived differently by subordinates; the roles of Facilitator and Innovator (both in ideal as effectively done by company’s management) were the least perceived by subordinates both in the first phase as the second phase of research; the results pointed to an expected perception, from the subordinates, the roles of coordinator and director, but what they see in the managers practice is a negotiator and mentor performance; the majority of respondents see no difference in skills according to inequality in terms of gender, age, marital status and time in office manager, however, they seem aligned to levels of education, seniority, hierarchy and management time of people from the same team. The study concludes with the research limitations and suggestions for further research.

Palavras chaves: Managerial competences. Professional competences. Management and managers. Subordinates. Triangulation.

Linha de Pesquisa:  Relações de poder e dinâmica das organizações

Prof.ª Dr.ª Kely César Martins de Paiva– Orientadora