Título: ASSÉDIO MORAL: percepções de servidores de uma instituição de ensino pública federal
Autor: Fernanda Isoni de Paiva Alves
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 12/12/2011
RESUMO: O objetivo desta pesquisa foi descrever e analisar como servidores técnico-administrativos vivenciam e percebem o assédio moral no CEFET-MG. Após descrever o contexto do estudo, no referencial teórico, foram discutidas as mudanças na organização do trabalho, os estudos pioneiros sobre assédio moral, seus conceitos, práticas, métodos e consequências, além de aspectos relativos ao setor público, complementando-se com uma síntese de pesquisas recentes realizadas no Brasil sobre o tema. Para a consecução do objetivo, foi realizado um estudo de caso, por meio de uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza qualitativa. A coleta de dados contou com a entrevista com roteiro semiestruturado, realizada com nove servidores do CEFET-MG em cargos técnico-administrativos que haviam vivenciado o assédio moral na instituição. Os dados foram submetidos à técnica de análise de conteúdo. Após traçar o perfil dos entrevistados, tratou-se das vivências de assédio moral de servidores do CEFET-MG, seus tipos e elementos constitutivos. As atitudes hostis peculiares ao assédio moral (a deterioração das condições de trabalho, o isolamento e a recusa de comunicação, o atentado contra a dignidade e a violência física e simbólica) vivenciadas e percebidas pelos servidores do CEFET-MG também foram detalhadas, assim como as consequências do assédio moral e as estratégias desenvolvidas contra o assédio moral, segundo servidores do CEFET-MG. Após apontadas as limitações do estudo, foram alinhadas sugestões para pesquisas futuras, para os entrevistados e para a instituição. Importante salientar que o presente estudo não esgota o tema do assédio moral, muito menos no espaço do CEFET-MG. Ele enseja o desenvolvimento de outras pesquisas, não apenas em instituições de ensino, mas em todo o serviço público. É importante trazer o tema à tona, uma vez que se acredita que esse assunto merece a atenção da comunidade acadêmica, dos gestores e do serviço público de modo geral.
Palavras-chave: Assédio moral, instituição de ensino, setor público.
ABSTRACT: The aim of this research was to describe and analyse how techno-administrative employees experience and perceive moral harassment in CEFET-MG. After describing the study context, the following were discussed in the theoretical reference: changes to work organization, the concepts, practices, methods and consequences of the pioneering studies of moral harassment, the aspects related to the public sector ending with a summary of the recent research into the theme conducted in Brazil. A case study, through a descriptive field research of qualitative nature, was carried out to achieve the aim. The data gathering included a semi-structured interview with nine employees from CEFET-MG who have experienced moral harassment in the institution. The data was submitted to the technique of content analysis. After building up the profile of the interviewees the types and the constituent elements of the experiences of moral harassment in CEFET-MG were tackled. The hostile attitudes peculiar to moral harassment (the deterioration in their work conditions, the isolation and communication refusal, the lack of respect for dignity, the physical and symbolic assaults) experienced and perceived by the employees of CEFET-MG were also detailed as well as the consequences of moral harassment and the strategies developed by them for dealing with moral harassment. After mentioning the limitations of the study suggestions for future researches were made to the interviewees and the institution. It must be stressed that this present study does not exhaust the topic of moral harassment, much less on CEFET-MG premises. It blazes a trail for further research not only in institutions but also in the entire public service. It’s important to raise this issue, as the subject is believed to deserve the attention of the academic community, the managers as well as the public service in general.
Keywords: Moral harassment, educational institution, public sector.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações
Problema de Pesquisa: “Como o assédio moral é vivenciado e percebido por servidores do CEFET-MG?”
Banca Examinadora
Profª Drª Kely César Martins de Paiva – Orientador
Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Melo – Docente
Prof. Dr.Valdir Machado Valadão Júnior – Participante Externo
BAIXAR ARQUIVO FERNANDA ISONI DE PAIVA ALVES