Título: ASPECTOS EMOCIONAIS E EXPERIENCIAIS INFLUENCIADORES
DA IDA DO TORCEDOR AOS ESTÁDIOS DE FUTEBOL DE
BELO HORIZONTE
Autor: Ricardo Bastos Rodrigues
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 07/08/2014
Resumo: O objetivo principal deste estudo consiste em avaliar os aspectos emocionais e
experienciais que influenciam significativamente a ida e a intenção do torcedor de
retornar aos estádios de futebol de Belo Horizonte. Alguns estudos sobre o
comportamento do consumidor sugerem que o tipo de consumo realizado pelo
consumidor esportivo apresenta o aspecto emocional/afetivo sobressaindo quando
se fazem comparações em relação a outras modalidades de consumo. A presença
dos torcedores aos estádios, especialmente no Brasil, tem apresentado problemas
diversos, como: falta de segurança, dificuldades para adquirir ingressos, horário dos
jogos e altos custos. Nesse sentido, faz-se importante entender os aspectos
emocionais e experienciais do consumo associados a um jogo de futebol por
torcedores brasileiros nos estádios. Este estudo busca contribuir para o
entendimento do comportamento do consumidor esportivo. Foi realizado por meio de
uma pesquisa caracterizada como descritiva, que utilizou como metodologia uma
abordagem quantitativa. Os dados foram coletados com torcedores de futebol de
Belo Horizonte-MG maiores de 18 anos e que tenham frequentado os estádios da
Capital mineira por pelo menos uma vez nos últimos doze meses anteriores a
junho/2014. O instrumento utilizado foi uma survey. No entendimento do autor, este
estudo se justifica pelos seguintes aspectos: a) características particulares do
consumo esportivo, que sugerem maior influência da dimensão sentimental/afetiva
no comportamento desses consumidores; b) carência de estudos acadêmicos no
Brasil sobre esse tipo de consumo; c) relevância gerencial e social de se
compreender o comportamento dos torcedores e fãs de esportes; d) importância do
esporte enquanto setor econômico; e) pequena quantidade de torcedores que
frequentam os estádios no País para assistir a jogos de futebol; e f) circunstância
especial na qual o Brasil se encontrava, prestes a sediar a Copa do Mundo de
Futebol, em 2014, e com o agendamento dos Jogos Olímpicos para o Rio de
Janeiro, em 2016. Como principais resultados, constatou-se que as emoções
positivas e a socialização do torcedor no estádio impactam positivamente a
satisfação do torcedor, que há forte relação entre identificação com o time e lealdade
ao time e que a satisfação do torcedor tem uma relação forte e direta com intenção
de retornar ao estádio. De outro lado, é possível inferir que as emoções vivenciadas
durante o campeonato ou durante os jogos, especificamente, não representam
impacto significativo no comparecimento ao estádio. No mesmo aspecto, lealdade
ao time também não apresentou relação significativa com intenção de retornar ao
estádio, indicando que o retorno, ou não, ao estádio, independe da lealdade dos
torcedores.
Palavras-chave: Marketing esportivo. Comportamento do consumidor. Consumidor
esportivo.
Abstract: The main objective of this study was to assess the emotional and behavioral aspects
that significantly influence attendance and intention to return to soccer stadiums in
Belo Horizonte, Brazil. Some works about consumer behavior suggest that the type
of consumption carried out by the sport consumer presents highlighted
emotional/affective aspects whenever one makes comparisons to other consumption
modalities. The presence of supporters in the stadiums, especially in Brazil, has
presented the most diverse problems, such as the lack of security, difficulties in the
purchase and the price of tickets and time of the games, among others. In this sense,
it is important to understand the emotional and behavioral aspects of consumption of
Brazilian supporters associated with a soccer game in the stadiums. Thus, the
present work attempts to contribute to the understanding of sport consumer behavior,
and was carried out by means of a research characterized as descriptive that used
the methodology quantitative approach. Data was collected with soccer supporters
who were over 18 years of age and attended the stadiums of Belo Horizonte at least
once in the last twelve months prior to June 2014. The instrument used was a
survey. According to the author’s understanding, this work can be justified based on
the following aspects: (a) the unique characteristics of sport consumption that
suggest a greater influence of the sentimental/affective dimension in the behavior of
these consumers; (b) the lack of academic studies about this type of consumption in
Brazil; (c) the managerial and social relevance of understanding the behavior of
sports fans and supporters; (d) the importance of sport as an economic sector; (e)
the small quantity of supporters who attend stadiums to watch soccer games in the
country; and (f) the special circumstance of Brazil that was about to host the Soccer
World Cup in 2014 and was chosen to host the Olympic Games in Rio de Janeiro in
2016. As main results, one verified that positive emotions and socialization of the
supporter in the stadium positively impact the satisfaction of the supporter. Besides,
one also verified that there is a strong relation between identification with the team
and loyalty to the team and that supporters’ satisfaction has a strong direct relation
with intention to come back to the stadium. On the other hand, it is possible to infer
that emotions experienced during the championship or during the games do not
specifically represent a significant impact on stadium attendance. In the same
aspect, loyalty to the team did not present a significant relation with intention to come
back to the stadium either, indicating that whether they come back or not is
independent from supporters’ loyalty.
Key Words: Sport Marketing. Consumer behavior. Sport consumer.Cluster analysis.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Problema de Pesquisa: “Quais são os aspectos emocionais e experienciais que influenciam, significativamente, a ida e a intenção de retornar do torcedor aos estádios de futebol de Belo Horizonte?”
Banca Examinadora
Orientador: Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa
Prof. Dr. Gustavo Rodrigues Cunha – Docente
Prof. Dr. José Marcos de Carvalho Mesquita – Participante Externo
BAIXAR ARQUIVORICARDO BASTOS RODRIGUES