Mestrando(a): MICHELLE ELIANE DE SOUZA
Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ
Os conceitos sobre aprendizagem organizacional, mudança organizacional, os nexos entre a mudança e o processo de aprendizagem organizacional, os modelos de aprendizagem organizacional, a aprendizagem contestada em ambiente de mudança, fusões e aquisições, os fatores que influenciam, os motivos relevantes; sucessos e fracassos em casos de fusões e aquisições compreendem um universo teórico e prático multifacetado, demonstrando a complexidade inerente a esse tema. Este trabalho teve como objetivo descrever e analisar o processo de aprendizagem organizacional em função da venda e aquisição reversa da empresa do ramo alimentício, Forno de Minas S/A. A pesquisa buscou entender, na visão dos gestores e funcionários e do sócio/presidente/fundador da empresa, como a aprendizagem processou-se diante de uma mudança de empresa familiar, que se tornou multinacional, e a retomada dessa empresa novamente para gestão familiar, pelos mesmos fundadores. Este processo de venda e reaquisição da empresa pelos seus fundadores, que até o momento não havia ocorrido no mercado, foi um dos motivos para o desenvolvimento desta dissertação. A este processo deu-se o nome de aquisição reversa. A metodologia utilizada foi um estudo de caso de natureza qualitativa e descritiva, com alguns gestores da empresa. Para a coleta de dados utilizou-se um questionário semiestruturado. Realizou-se a análise de conteúdo dos dados coletados, tendo-se previamente construído categorias para análise dos dados. As fases da pesquisa atendem aos objetivos específicos de: 1) descrever e analisar o processo de venda e reaquisição da empresa Forno de Minas, no aspecto da gestão; 2) analisar se ocorreu o processo de aprendizagem organizacional devido à venda e reaquisição da empresa na percepção dos funcionários e gestores da empresa. Verificou-se, por meio desta pesquisa que o motivo de venda da empresa para a multinacional foi uma proposta financeira acima do valor de mercado para que a mesma fosse adquirida. E os motivos que levaram a família Mendonça à recompra da empresa, mesmo após ela ter perdido mercado e ter fechado sua fábrica após 10 anos na administração da empresa multinacional americana, foi a proposta no valor abaixo do valor de mercado para recompra da empresa, além do apego sentimental dos fundadores. O processo de venda da empresa para a multinacional foi visto pelos funcionários como uma oportunidade de crescimento profissional, aumento de salários e benefícios, mas após a mesma ter insucesso financeiro por diversos anos, a empresa fechou-se sem comunicar previamente a seus funcionários, ocasionando demissão em massa e deixando seus clientes sem produto para revenda, sendo que muitos desses clientes possuíam contratos de exclusividade com a empresa. Isto ocasionou no mercado um aumento significante no índice de desemprego na região de Contagem e despertou a rejeição de clientes pela marca Forno de Minas. Após a reaquisição da empresa pela família Mendonça, os mesmo tiveram dificuldades de reintroduzirem o produto no mercado. Dos 500 funcionários que haviam sido demitidos pela multinacional, foram recontratados 300. Mas, neste período de recontratação, houve falta de credibilidade, gerando desconfiança se realmente a empresa conseguiria alavancagem no mercado.
Orientador(a): TALITA RIBEIRO DA LUZ
Professores Drs. da Banca:
Profª Drª Talita Ribeiro da Luz
ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso Sousa
Faculdade Novos Horizontes
Prof.ª Dr.ª Betânia Tanure
PUC – MINAS
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações