Autor: ANTÔNIO CEZAR CHAVES
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/10/2011
RESUMO O objetivo deste trabalho é estudar o processo de aprendizagem organizacional dentro de uma instituição pública brasileira, no caso o CEFET-MG, a fim de verificar a visão dos servidores em relação às ações da direção, além das características institucionais próprias da organização e as experiências pessoais dos servidores. Os dados foram coletados no Campus I, localizado em Belo Horizonte – MG. A pesquisa foi descritiva, com levantamento de dados quantitativos e qualitativos. Um questionário foi adaptado do conteúdo do artigo “Mensuração em Aprendizagem Organizacional: Adaptação de uma Escala para o Contexto Brasileiro” (SOUZA e TREZ, 2006). Foram aplicados questionários a 122 servidores, entre docentes e técnicos administrativos. Após a coleta dos dados quantitativos foram feitas entrevistas semiestruturadas com alguns servidores. A análise dos dados quantitativos foi feita através de estatísticas univariadas e bivariadas. A observação dos processos de gestão do CEFET revela alta concentração de respondentes que apresentam um elevado grau de concordância no que se refere ao estímulo que a Instituição dá aos servidores em relação à capacitação técnica, à especialização, ao processo de seleção dos servidores e ainda quanto às demandas de políticas públicas e sociais que a Instituição atende através da implantação de novas unidades. Quanto à aprendizagem organizacional vista pela ótica da caracterização de servidores, dois aspectos se destacam pela tendência de alto grau de concordância apresentado. São eles “o reconhecimento de que os servidores têm à disposição variados meios de comunicação” e “que eles utilizam meios eletrônicos para se comunicarem”. Na avaliação dos dados referentes às ações da administração para a aprendizagem organizacional, o resultado apresentado é bastante homogêneo. Cabe destacar apenas o item que afirma que “os servidores são desencorajados a recomendarem novas ideias”. Os resultados dos testes de comparações de médias para cada dimensão de aprendizagem organizacional em função das variáveis demográficas indicam que não há diferenças quanto à avaliação da aprendizagem organizacional no CEFET – MG em relação ao sexo dos respondentes. O mesmo se verifica em relação à caracterização dos servidores e às ações da administração na instituição pesquisada. A mesma afirmação pode ainda ser feita quanto aos funcionários abordados que possuem cargo, escolaridade e tempo de trabalho na instituição diferentes e se encontram em faixas etárias também diferentes. Esse conjunto de evidências indica que a adaptação da escala de aprendizagem organizacional permitiu avaliar a situação do CEFET-MG sob a ótica das seguintes dimensões: processos de gestão, caracterização dos servidores e ações da administração. O estudo de caso realizado possibilitou identificar tendências quanto às ações de aprendizagem organizacional pela instituição, com aspectos claramente e não claramente reconhecidos pelos servidores, o que possibilita refletir sobre pesquisas futuras e dar indicações de ações pela direção do CEFET-MG.
Palavras-chave: Aprendizagem organizacional, capacitação, especialização, informações.
ABSTRACT The objective of this work is to study the organizational learning process in a Brazilian public institution, CEFET-MG, in order to verify the views of its employees about management actions, besides the institution characteristics and the employees’ personal experiences. Data were collected on Campus I, located in Belo Horizonte, MG. The research was descriptive, with quantitative and qualitative data collection. A questionnaire adapted from contents of the article “Measuring in Organizational Learning: Adaptation of a Scale to the Brazilian Context” [In Portuguese: “Mensuração em Aprendizagem Organizacional: Adaptação de uma Escala para o Contexto Brasileiro”] (SOUZA & TREZ, 2006) was administered to 122 teachers/professors and administrative staff. After quantitative data collection, semi[1]structured interviews were applied to some employees. Quantitative data analysis was performed using univariate and bivariate statistics. The observation of management processes at CEFET-MG reveals that a high proportion of respondents agreed with the stimulus provided to employees by the institution for technical training, expertise and selection criteria of employees. Besides, this high proportion of respondents also agreed with the demands of social and public policies accomplished by the institution through creation of new campuses. As for organizational learning, seen from the perspective of the characterization given by the employees, two aspects stand out for their high level of agreement: the recognition that employees have several media at their disposal, and that they use electronic media for communication. Results concerning management actions towards organizational learning were significantly homogeneous. It should be only highlighted the item stating that “employees are discouraged to propose new ideas”. Test results for average comparison of each organizational learning dimension as a function of demographic variables showed no differences between genders in assessment of organizational learning at CEFET-MG. The same results were observed for employee characterization and management actions at the institution studied, and also for employees of different position, education level, age, class and time at the institution. This set of evidences indicates that adaptation of the organizational learning scale allowed us to assess CEFET-MG situation under different dimensions: management processes, employee characterization and management actions. The case study enabled us to identify trends regarding actions of organizational learning thought the institution, with aspects clearly and not clearly recognized by the employees, which enables to reflect on future researches and provides directions for action by CEFET-MG directors.
Keywords: Organizational learning, training, expertise, information.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações
Banca Examinadora
Prof. Dr. Juvêncio Braga de Lima – Orientador
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