Autor: Rodrigo Genovês Varanda
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 29/10/2021
RESUMO: A ocorrência da violência doméstica e familiar contra as mulheres é recorrente e não é uma
realidade apenas do Brasil, motivando crimes hediondos e graves violações de direitos
humanos. Considerada um grave problema, herança de uma cultura machista da lógica
patriarcal de organização social, a violência contra a mulher compreende uma forma de
violação dos direitos humanos quando atinge o direito à vida, saúde e integridade física.
Diante de um problema multissetorial de natureza pública, seja na área educacional,
ambiental, de saúde ou justiça social, o governo utiliza instrumentos para a educação da
população. Esses instrumentos, que frequentemente compreendem campanhas, são
chamados de marketing social. Nesse aspecto, o presente trabalho teve como objetivo
identificar e analisar os principais fatores que devem ser considerados em campanhas em
prol da redução da violência doméstica contra as mulheres, segundo a percepção de
indivíduos que vivem ou já vieram um relacionamento estável por período igual ou superior a
seis meses. Foi realizada uma pesquisa descritiva, de abordagem quantitativa, com a coleta
de dados por meio de um questionário disponibilizado na plataforma google forms. O
instrumento de coleta de dados foi composto por 27 questões em escala likert variando de 1
(discordo totalmente) a 7 (concordo totalmente), além das questões de filtro,
sociodemográficas e questões de identificação sobre a violência doméstica. A amostra, de
caráter não probabilístico, compreendeu indivíduos que, conhecendo a pesquisa, se
disponibilizaram a responder ao questionário. Foram coletados 138 questionários
devidamente preenchidos e submetidos a posterior análise dos dados. Do total de
respondentes, 83 eram mulheres e, dessas, 20 afirmaram que já haviam sofrido algum tipo
de violência no relacionamento, o que equivale a 24,09% do total, o que se aproxima do
percentual da população geral no período da pandemia. Destaca-se que apenas 3,77% dos
homens que responderam ao questionário afirmam terem agredido uma mulher e, ao
mesmo tempo, 24,09% das mulheres afirmam já terem sido agredidas. Pode ser uma
característica da amostra, mas essa questão merece ser melhor investigada. Ainda, todas
as mulheres que afirmaram já terem sofrido algum tipo de violência doméstica relatam ter
sofrido violência psicológica.Três delas relatam ter sofrido violência moral, duas relatam ter
sofrido violência física, uma sofreu violência patrimonial e uma moral. Nessa questão era
possível marcar mais de uma opção e apenas duas mulheres sofreram apenas um tipo de
violência (psicológica). Identificou-se que há uma percepção geral de que as mulheres têm
vergonha e se autodepreciam em função da agressão que sofreram e, consequentemente,
se importam com a opinião das outras pessoas, o que pode limitar o abando no agressor ou
as denúncias. Após a análise dos dados identificou-se que foram mantidos os seguintes
fatores: “ações punitivas e educativas – redução”; “ações punitivas e educativas –
informação” (os dois primeiros compreendem uma divisão do fator ações punitivas);
“campanhas governamentais”; “crenças de controle”; “crenças normativas”; “denúncias”;
“estigma”; e “mito”.
Palavras-chave: Campanhas de marketing social. Violência doméstica. Violência
psicológica.
ABSTRACT: The occurrence of domestic and family violence against women is recurrent and is not only a
reality in Brazil, motivating heinous crimes and serious violations of human rights.
Considered a serious problem, inherited from a macho culture of the patriarchal logic of
social organization, violence against women is a form of human rights violation when it
affects the right to life, health and physical integrity. Faced with a multisectoral problem of a
public nature, whether in the educational, environmental, health or social justice areas, the
government uses instruments to educate the population. These tools, which often comprise
campaigns, are called social marketing. In this aspect, the present study aimed to identify
and analyze the main factors that should be considered in campaigns to reduce domestic
violence against women, according to the perception of individuals who live or have been in
a stable relationship for an equal or longer period. of six months. A descriptive research with
a quantitative approach was carried out, with data collection through a questionnaire
available on the google forms platform. The data collection instrument consisted of 27
questions on a Likert scale ranging from 1 (totally disagree) to 7 (totally agree), in addition to
filter, sociodemographic and identification questions about domestic violence. The nonprobabilistic sample comprised individuals who, knowing the research, made themselves
available to answer the questionnaire. The total of 138 completed questionnaires were
collected and submitted for further data analysis. Of the total respondents, 83 were women
and, of these, 20 stated that they had already suffered some type of violence in their
relationships, which is equivalent to 24.09% of the total, which is close to the percentage of
the general population during the period of the pandemic. It is noteworthy that only 3.77% of
the men who answered the questionnaire claim to have assaulted a woman and, at the same
time, 24.09% of the women claim to have already been assaulted. It may be a characteristic
of the sample, but this issue deserves to be further investigated.All women who said they
had already suffered some type of domestic violence reported having suffered psychological
violence. Three of them report having suffered moral violence, two report having suffered
physical violence, one suffered patrimonial violence and one morally. In this question, it was
possible to mark more than one option and only two women suffered only one type of
violence (psychological). It was identified that there is a general perception that women are
ashamed and self-deprecate due to the aggression they suffered and, consequently, they
care about other people’s opinions, which can limit the abandonment of the aggressor or the
denunciations. After analyzing the data, it was identified that the following factors were
maintained: “punitive and educational actions – reduction”; “punitive and educational actions
– information” (the first two comprise a division of the punitive actions factor); “government
campaigns”; “control beliefs”; “normative beliefs”; “complaints”; “stigma”; and “myth”.
Keywords: Social marketing campaigns. Domestic violence. Psychological violence.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª Caissa Veloso e Sousa – Orientadora
Prof. Dr. Jefferson Rodrigues Pereira– Docente
Prof.ª Dr.ª Verônica Angélica Freitas de Paula – Participante Externo
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