Mestrando(a): ALZIRO ALVES DOS SANTOS

Orientador(a): ADRIANA VIEIRA

As transformações ocorridas no mundo do trabalho, a partir do surgimento das novas tecnologias da informação e dos novos modelos de gestão, ocasionaram mudanças significativas na gestão das organizações, como a reestruturação produtiva e a flexibilização do trabalho, diversificando as relações trabalhistas. Nesse novo contexto, o trabalho é ainda um importante mecanismo de crescimento e desenvolvimento pessoal e coletivo; portanto, entende-se que pesquisas voltadas para a temática identidade organizacional são fundamentais para aprimoramento da compreensão das relações sociais. A presente pesquisa teve como objetivo identificar como se dá a construção do processo de identidade projetada e a identificação organizacional de professores ativos e aposentados do CEFET-MG, procurando compreender os sentimentos e expectativas dos professores ativos e aposentados em relação à temática proposta. A metodologia adotada teve uma abordagem qualitativa, tendo sido realizado um estudo de caso no CEFET-MG. Os sujeitos de pesquisa foram os professores ativos e aposentados dos campi I e II, de Belo Horizonte. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista semiestruturada, e a técnica de coleta de dados, a análise de conteúdo. Em relação à identidade projetada, os professores ativos demonstraram forte comprometimento com a Instituição, considerando ser importante o resgate do ensino técnico e maior atuação em parcerias com a iniciativa privada como forma de fortalecer a sua imagem presente e manter coerência com o passado. Os aposentados destacaram a seriedade, o crescimento e a evolução da Instituição, criticando o afastamento das pessoas, a estagnação por não ter se transformado em IFET e os conflitos internos. Em relação aos atributos identitários, os professores ativos destacaram o crescimento pessoal, profissional e financeiro, a carreira acadêmica e os valores e crenças do CEFET-MG. Os aposentados destacaram a realização pessoal e profissional, a gratidão, a satisfação pela convivência e pelas amizades. O processo de identificação organizacional está presente nos professores ativos. Os aposentados, apesar do apreço, satisfação e orgulho, relataram a falta de política de aproximação e reconhecimento, necessitando de ações que despertem o sentimento de importância na vida e na história da Instituição.

Orientador(a): ADRIANA VIEIRA

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Adriane Vieira (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia ( Faculdade Novos Horizontes)

Profª Drª Georgina Alves Vieira (UNA)

Mestrando(a): ALZIRO ALVES DOS SANTOS

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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