Autor: CLAUDIO LUIZ DE SOUZA OLIVEIRA
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 14/12/2009
RESUMO De acordo com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) (2007), uma das maiores dificuldades encontradas para a permanência das MPE no mercado (66%) está ligada a falhas no gerenciamento, decorrentes da ausência de um ensino voltado para o empreendedorismo, no sentido de diminuir o índice de negócios fracassados. Diante deste cenário, percebe-se a importância da implementação de escolas voltadas para o ensino do empreendedorismo. Daí surge a Escola Técnica de Formação Gerencial de Belo Horizonte (ETFG BH). Este trabalho teve por objetivo geral analisar se a ETFG-BH está promovendo a formação empreendedora de seus alunos, confrontando a percepção dos alunos calouros e dos formandos. Foram traçados três objetivos específicos: (a) Levantar os motivos ou razões pelos quais os alunos calouros e formandos optaram por estudar na ETFG-BH; (b) Verificar a contribuição percebida pelos alunos da ETFG-BH na formação empreendedora; e (c) Comparar a visão dos alunos calouros e formandos quanto ao papel da ETFG-BH em relação à aprendizagem. Para alcançar tais objetivos, optou-se pelo método de pesquisa baseado em estudo de caso quantitativo com característica descritiva. Como instrumento de coleta de dados utilizado foi aplicado um questionário a uma população de 313 alunos, dos quais 175 são alunos ingressantes no ano de 2009, enquanto 138 alunos estão se formando ao final do ano de 2009. As análises das informações coletadas nesta pesquisa indicam que existem diferenças de percepções entre o aluno do 1º ano e os formandos quanto ao interesse no ingresso na universidade e ao motivo da escolha da escola quanto à preparação para gerar boa colocação e salário atraente no mercado de trabalho, formação empreendedora dada pela escola na capacidade de inovar e maior maturidade ao fazer uma reflexão mais aprofundada sobre a vida empresarial. Já quando se trata de preparar o aluno para ser dono do próprio negócio, ter visão empreendedora, currículo voltado para as necessidades de mercado, capacidade para lidar com o risco, maturidade profissional, fazer as coisas melhores, com eficiência e qualidade, desenvolvimento das características, competências e habilidades empreendedoras e oportunidade para iniciar um negócio próprio, não foi apontada na pesquisa diferença de percepção.
Palavras-chave: Empreendedorismo. Educação empreendedora. Intraempreendedorismo. Micro e pequena empresa.
ABSTRACT According to the Brazilian Support Service to Micro and Small Enterprises-SEBRAE (2007) one of the greatest difficulties encountered by the MPE to stay on the market (66%), is linked to poor management. These flaws are due to the absence of an education oriented on entrepreneurship in order to reduce the rate of business failures. In this scenario one may realize the importance of the implementation of schools teaching entrepreneurship. Therefore was founded the Technical School Management Training in Belo Horizonte – BH ETFG. This study was aimed mainly to analyze if the ETFG-BH, is promoting the entrepreneurial training of students, and this, confronting the perceptions of freshmen students and trainees. Three specific goals were drawn: (1) Find the motives / reasons why the freshmen and graduates have chosen to study in ETFG-BH, (2) verify the BH-ETFG student’s perceived contribution of entrepreneurial training, (3) Compare the opinion of freshmen and of trainees about the role of ETFG-BH in learning. To achieve these goals, was used the method of research based on quantitative case with descriptive features. As a tool for collecting the data was used a questionnaire to a population of 313 students, of which 175 are freshmen in 2009, while 138 students are graduating at the end of 2009. The analysis of information collected in this study indicate that there are differing perceptions among the students of 1st year and the trainees, about the interest in entering university, the reason for the choice of the school that may prepare one to gain a good position and a attractive salary in the work market, give entrepreneurial training to gain ability to innovate, and more maturity to make a deeper reflection on the business life. However, when as to prepare students to be business owners, have entrepreneurial vision, curriculum geared to the needs of the market, ability to comply with the risk, professional maturity, to do better things with efficiency and quality, to build up the characteristics, competencies and entrepreneurial capability, in order to win the opportunity to start their own business, was pointed no differences in the perception of these items in this study.
Keywords: Entrepreneurship. Entrepreneurial Education. Intraempreendedorismo. Micro and small enterprise.
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade
Banca Examinadora
Prof.ª Dr.ª. Cristiana Fernandes De Muÿlder – Orientadora
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