Mestrando(a): TÂNIA CRISTINA ROQUE PEREIRA

Orientador(a): Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Este estudo objetivou analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho experimentadas por profissionais docentes do curso de graduação tecnológica de uma IES Privada, localizada em Belo Horizonte, no estado de Minas Gerais. Em termos teóricos, o estudo foi desenvolvido com base nos trabalhos de Dejours (1984, 1992, 1993, 2000 e 2004), Ferreira e Mendes (2006, 2007), Mendes (1999, 2007). Além disso, foram utilizados estudos e publicações específicas que trataram do mesmo tema, tais como os estudos de Faria (2007, 2013), Cupertino (2012), Garcia e Garcia (2012), Oliveira e Garcia (2011). Em termos metodológicos, o estudo foi realizado com base em uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, utilizando o método de estudo de caso. A pesquisa foi realizada com 12 docentes do curso de graduação tecnológica em Recursos Humanos de uma IES privada. A coleta de dados foi feita através do questionário adaptado pela pesquisadora, com base no Inventário sobre Trabalho e Riscos de Adoecimento de Ferreira e Mendes (2007). Os resultados indicam que o contexto do trabalho dos docentes tem sido marcado pelo ritmo acelerado e pela exigência por produtividade. Os custos físicos mais aparentes estão relacionados a problemas de voz, postura e esgotamento mental.  As vivências de prazer desses profissionais são relacionadas principalmente ao prazer de ensinar, ao reconhecimento e à valorização por parte dos alunos e ao sentimento de utilidade. No contexto acadêmico, os docentes vivenciam essas situações por meio do próprio aprendizado e dedicação dos alunos e através da participação nos planejamentos e decisões organizacionais. Na pesquisa realizada, ficou evidenciada uma certa resistência consciente por parte dos docentes em citar as estratégias que desenvolvem para superarem o sofrimento no trabalho. Por outro lado, a pesquisa evidenciou que tais estratégias são basicamente estratégias de proteção, negação e adaptação. Os resultados da pesquisa indicam a relevância da continuidade de estudos voltados para o prazer e o sofrimento no trabalho dos docentes, principalmente no sentido de investigar com maior profundidade os efeitos da organização do trabalho e dos custos físicos inerentes à profissão. Ficou evidente a dificuldade consciente dos docentes de lidar com situações de sofrimento e mais ainda evidente a capacidade destes de expressar seus sentimentos. O estudo em questão foi limitado a uma pequena amostra, assim, diante de tal constatação, torna-se relevante a realização de outras pesquisas, principalmente as que tenham como meta identificar as estratégias que os docentes têm desenvolvido para buscar um (re)significado para seu trabalho.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Luciano Zille Pereira

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Georgina Alves Vieira da Silva

UNA

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA DAS ORGANIZAÇÕES

Área de concentração: Organização e estratégia

Baixar arquivo: TANIA CRISTINA ROQUE PEREIRA