Autor: MAGDA CRISTINA FIGUEIREDO TADIM

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  20/09/2011

RESUMO Este estudo tem por objetivo geral analisar a configuração da identidade profissional de mulheres formadas no curso de engenharia mecânica do CEFET-MG e que se encontram há mais de 3(três) anos no mercado de trabalho e estão inseridas na carreira de engenharia.   Para tanto, o referencial teórico abordou duas temáticas centrais: identidade e relações de Gênero. A pesquisa tem caráter descritivo, com abordagem qualitativa, nos moldes de um estudo de caso. Os sujeitos desta pesquisa foram 11 engenheiras da área de mecânica e que atuam profissionalmente como engenheiras. A coleta de dados ocorreu por meio de formulário de identificação e, principalmente, via entrevistas com roteiros semiestruturados. Os dados foram submetidos à análise de conteúdo. Pelos resultados verificaram-se conquistas e avanços na vida profissional das engenheiras entrevistadas, como também desigualdades de gênero ainda presentes nas relações de trabalho. Para o ingresso nas organizações e na carreira profissional, as principais facilidades encontram-se na amplitude de atuação profissional de que uma pessoa formada em engenharia dispõe e na demanda do mercado por profissionais. As dificuldades estão centradas ainda no fato de o campo da engenharia mecânica ser reduto masculino, portanto as mulheres nessa área sofrem com as questões de preconceito, discriminação, aceitabilidade e credibilidade profissional. Sendo assim, precisa se desdobrar para demonstrar capacidade técnica. As atribuições e afazeres das engenheiras estão relacionados mais a atividades administrativas que técnicas. Os desafios profissionais envolvem a mulher conseguir espaço para demonstrar sua capacidade e não se sentir amedrontada perante o preconceito que ainda envolve a área. Os pontos positivos de ser engenheira referem-se principalmente à satisfação das engenheiras em realizar os processos produtivos. Já as angustias e mal-estares concentram-se em conflitos pessoais e profissionais. Afim de superar os obstáculos que envolvem a área da engenharia mecânica, as entrevistadas utilizam-se de estratégias como: o desenvolvimento de habilidades, competências, qualificação acadêmica continuada e, até mesmo, adiamento da maternidade no plano pessoal. De modo geral, as perspectivas profissionais são boas para a mulher. A maioria sente-se realizada com a profissão. Por outro lado, em termos de sucesso profissional, este está atrelado principalmente no reconhecimento pelo outro. Foram utilizados categorias de análises sobre identidade profissional propostas por Dubar (2005), que nortearam parte das análises dos dados. Em síntese, constatou-se que a identidade profissional das engenheiras pesquisadas é marcada por elementos biográficos como: a família, a escola e a profissão. No processo relacional há reconhecimento, respeito, autonomia e confiança por parte de subordinados, pares e superiores. Quanto ao sentimento de pertença, esse se manifesta pela identificação das entrevistadas com a profissão, o que contribui para a legitimação profissional das mesmas. As engenheiras identificaram características femininas que se têm constituído em um diferencial no exercício profissional. Os elementos que as engenheiras têm utilizado para a construção da identidade profissional referem-se a autoimagem positiva, a autoconsciência profissional, a habilidades e competências pessoais. No âmbito social, a legitimação da identidade surge por meio do status proporcionado pela profissão e também em função de a mulher estar conquistando espaço, rompendo, assim, com a predominância masculina que envolve a área de engenharia mecânica. No âmbito organizacional, a identificação com a organização tem sido um elemento de configuração identitária profissional, porém, não é extremamente essencial. Os dados da pesquisa ainda mostram que a maioria das engenheiras entrevistadas apresentam uma construção identitária profissional, sendo que o reconhecimento pelo olhar do outro tem sido um importante elemento nesse processo.

Palavras-chave: Engenheiras. Identidade. Identidade profissional. Engenharia mecânica. Mulher.

 

ABSTRACT This study aimed at analyzing the  professional identity setting  of women graduated  in Mechanical  Engineering at CEFET-MG, who have been in the job market for more than 3 (three) years as  engineers. Thus, two central themes were approached: Identity and Relations  of Gender. The research was descriptive, based on  the qualitative approach in line with a case study. The subjects were 11 female engineers who work  in the field of mechanics.  The data were collected  through forms of identification, and mainly through semi-structured interviews with scripts and  were subjected to content analysis. The results presented achievements and advances in the life of the engineers interviewed, as well as gender inequalities still present in labor relations. The range of  activities that a person with a degree in engineering and the market demand for  such professionals was found to be the  main point to help the female engineers  to enter the career and companies. The difficulties are still focused on the fact that  the field of mechanical engineering is male based. Women in this area  suffer from gender prejudice, discrimination, acceptability and professional credibility. They  have  to overwork to demonstrate their technical abilities. Duties and tasks assigned  to female engineers  are more related to administrative activities than technical ones.  Their professional challenge consists of  making  room to demonstrate their capacity and not to give up due to  to the prejudice that still surrounds them.  The strength of being a female  engineer seems to  refer  primarily to the satisfaction they have  in working with  productive processes.  As for the anguish and frustrations,su they are  focused on personal and professional conflicts. In order to overcome obstacles involving the  field of mechanics  the interviewed women use strategies such as skills development, academic continuing studies  and even by postponing maternity. In general, the job prospects are good for women and most feel satisfied with the profession. On the other hand, professional success is accepted as “recognition by the other.” Categories for analysis of professional identity proposed by Dubar (2005) guided some of the data analysis. In short, it was found that the professional identity of the female engineers surveyed was marked by biographical elements such as  family, school and profession. In the relationship process  there is recognition, respect, autonomy and trust of subordinates, peers and superiors. The feeling of belonging  manifests itself through a natural leaning towards the  profession which contributes to the professional legitimacy of them. The interviewed engineers identified female characteristics which make the difference in the professional practice. The elements that engineers have used for the construction of their professional identity are positive self-image, self-awareness training, personal skills and capacities.  In the social sphere, the legitimacy of identity emerges through the status afforded by the profession and also because women are gaining ground, thus breaking with a male predominance involving mechanical engineering. In the workplace, identification with the organization has been a professional identity setting element, but it is not  essential. The survey data also showed that most of the engineers surveyed are in process of professional identity construction, and the recognition by the other’s has been an important element in the process.

Keywords: Female Engineers. Identity.  Professional identity.  Mechanical engineering. Women.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Baixar arquivo:  Magda Cristina Figueiredo Tadim