Autor: CLAIRNA ANDRESA FARINELLI

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  02/09/2009

RESUMO Em um cenário cada vez mais competitivo no ensino superior, seria natural que todos os elementos da gestão de uma IES fossem convocados a colaborar na construção de resultados positivos. Nesse contexto, tem crescido a cobrança sobre os coordenadores de curso no sentido de operarem como gerentes intermediários com vistas a garantir a sobrevivência e o sucesso do curso e, consequentemente, a sobrevivência e o sucesso da instituição no mercado educacional. Diante dessas considerações, emerge a discussão sobre a construção da identidade gerencial dos coordenadores de curso, já que muitos deles, em função de sua área de saber, não possuem preparo e/ou capacitação para a compreensão e desenvoltura com as práticas do trabalho gerencial. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar o processo de construção da identidade gerencial do coordenador de curso de Serviço Social em IES privadas localizadas na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Para consecução do objetivo descrito, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com sete coordenadores de curso de Serviço Social localizados na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A reflexão sobre os resultados dos dados deu-se mediante análise de conteúdo, apresentando uma inovação por utilizar um modelo inédito para a análise da construção da identidade gerencial, fruto de um esquema conceitual constituído pelas inúmeras discussões no processo de orientação desta dissertação. Pelos resultados, verifica-se que os entrevistados possuem uma carreira voltada para a profissão de Serviço Social e docente, compondo o quadro funcional da IES há menos de três anos e a função de coordenação de curso também há menos de três anos. Verifica-se também que os coordenadores de curso investigados tinham uma visão incompleta e simplista de suas funções. Por essa razão, ficaram surpresos ao tomar conhecimento de todas as suas atribuições e afazeres, bem assim com o ritmo e a tipologia do trabalho. De modo geral, as principais atividades da coordenação de curso estão relacionadas à gestão, nos âmbitos pedagógico, administrativo e de pessoal. Os gestores exercem múltiplos papéis para os quais apresentam dificuldade de exercê-los por causa do pouco tempo contratual de trabalho. Os pontos positivos e negativos de ser coordenador referem-se, respectivamente, às relações interpessoais e às tarefas administrativas e/ou burocráticas. Na função gerencial, passam a conviver com ambiguidades e tensões, tomando ciência das suas fraquezas e imperfeições. Pela análise aferida segundo o modelo proposto, constata-se que a maioria dos coordenadores investigados, por possuir pouco tempo de experiência no trabalho gerencial, ainda está em processo de transformação de sua identidade profissional. Portanto, a identidade gerencial da maioria dos assistentes sociais coordenadores de curso de Serviço Social das IES privadas localizadas na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana ainda não foi internalizada por eles e essa realidade objetiva ainda não se configura como uma realidade subjetiva, permanecendo forte a identidade profissional voltada para o Serviço Social e a docência.

Palavras-chave: Ensino Superior. Coordenação de Curso. Identidade.

 

ABSTRACT In increasingly more competitive scenery in superior education, it’s natural that all elements of the management of a SEI were invited to collaborate in the construction of positive results. In this context, the charging has grown over the course coordinators to operate as middle managers in order to assure the survival and success of the course and, consequently, the survival and success of the institution in the education market. Given these considerations, emerges a discussion on the construction of identity management coordinators of course since many of them, depending on the area of knowledge, lack preparation and/or capacity for understanding and skills with the practices of managerial work. Based on these assumptions, the present study had a general aim: to describe and analyze the process of identity construction management coordinator for the Social Service course in private SEI – Superior Education Institutions located in the city of Belo Horizonte and metropolitan great area. To achieve the objective set, held a field of character and descriptive qualitative approach using semi-structured interviews with the seven course coordinators of Social Services located in Belo Horizonte metropolitan area. Reflection on the results of the data was done by content analysis, presenting an innovation by using a new model for analyzing the construction of identity management, the result of a conceptual scheme composed of numerous discussions in the guidance process of this dissertation. The results showed that the respondents have a career focused on the profession of social work and teaching, composing the functional framework of the SEI is less than three years and the coordinating role of course’s also less than three years. Notes also that the course coordinators surveyed had a simplistic and incomplete view of their functions. For this reason they were surprised to be aware of all duties and chores, as they were surprised with the pace and type of work. In general, the main activities of the coordination of course are related to management, either within pedagogical, administrative and staff. Managers exert multiple roles for which they have difficulty doing them because of the short time contractual work. The positives and negatives of being a coordinator refer respectively, to interpersonal relationships and administrative tasks and the bureaucratic. In the managerial role, they live with ambiguities and tensions, taking the science of their weaknesses and imperfections. Measured by analyzing the model proposed, it appears that most engineers investigated, because they have little time managerial work experience, are still in the process of transformation of their professional identity. Therefore, the identity management of Social Workers course coordinators of Social Service of private superior education institutions located in the city of Belo Horizonte and metropolitan great area has not yet been internalized by them and that objective reality does not designed as a subjective reality, staying strong professional identity oriented social work and teaching.

Keywords: Superior Education. Coordination Course. Identity.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações  

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Orientadora

Prof.ª Dr.ª Adriane Vieira – Docente

Prof.ª Dr.ª  Mônica Carvalho Alves Cappelle – Participante externo

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