Mestrando(a): CLAIRNA ANDRESA FARINELLI

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Em um cenário cada vez mais competitivo no ensino superior, seria natural que todos os elementos da gestão de uma IES fossem convocados a colaborar na construção de resultados positivos. Nesse contexto, tem crescido a cobrança sobre os coordenadores de curso no sentido de operarem como gerentes intermediários com vistas a garantir a sobrevivência e o sucesso do curso e, consequentemente, a sobrevivência e o sucesso da instituição no mercado educacional. Diante dessas considerações, emerge a discussão sobre a construção da identidade gerencial dos coordenadores de curso, já que muitos deles, em função de sua área de saber, não possuem preparo e/ou capacitação para a compreensão e desenvoltura com as práticas do trabalho gerencial. Partindo desses pressupostos, esta pesquisa teve por objetivo geral descrever e analisar o processo de construção da identidade gerencial do coordenador de curso de Serviço Social em IES privadas localizadas na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana. Para consecução do objetivo descrito, realizou-se uma pesquisa de campo de caráter descritivo e abordagem qualitativa, mediante entrevista semiestruturada com sete coordenadores de curso de Serviço Social localizados na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana. A reflexão sobre os resultados dos dados deu-se mediante análise de conteúdo, apresentando uma inovação por utilizar um modelo inédito para a análise da construção da identidade gerencial, fruto de um esquema conceitual constituído pelas inúmeras discussões no processo de orientação desta dissertação. Pelos resultados, verifica-se que os entrevistados possuem uma carreira voltada para a profissão de Serviço Social e docente, compondo o quadro funcional da IES há menos de três anos e a função de coordenação de curso também há menos de três anos. Verifica-se também que os coordenadores de curso investigados tinham uma visão incompleta e simplista de suas funções. Por essa razão, ficaram surpresos ao tomar conhecimento de todas as suas atribuições e afazeres, bem assim com o ritmo e a tipologia do trabalho. De modo geral, as principais atividades da coordenação de curso estão relacionadas à gestão, nos âmbitos pedagógico, administrativo e de pessoal. Os gestores exercem múltiplos papéis para os quais apresentam dificuldade de exercê-los por causa do pouco tempo contratual de trabalho. Os pontos positivos e negativos de ser coordenador referem-se, respectivamente, às relações interpessoais e às tarefas administrativas e/ou burocráticas. Na função gerencial, passam a conviver com ambiguidades e tensões, tomando ciência das suas fraquezas e imperfeições. Pela análise aferida segundo o modelo proposto, constata-se que a maioria dos coordenadores investigados, por possuir pouco tempo de experiência no trabalho gerencial, ainda está em processo de transformação de sua identidade profissional. Portanto, a identidade gerencial da maioria dos assistentes sociais coordenadores de curso de Serviço Social das IES privadas localizadas na cidade de Belo Horizonte e na Região Metropolitana ainda não foi internalizada por eles e essa realidade objetiva ainda não se configura como uma realidade subjetiva, permanecendo forte a identidade profissional voltada para o Serviço Social e a docência.

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Professores Drs. da Banca:

Profa. Dra. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes
Profa. Dra. Adriane Vieira – Faculdade Novos Horizontes
Profa. Dra. Mônica Carvalho Alves Cappelle – UFLA

Mestrando(a): CLAIRNA ANDRESA FARINELLI

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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