Autor: ANILTON JOSE DE LIMA

Data da Defesa:  04/02/2016

RESUMO O tema do estudo foi a sustentabilidade em micro e pequenas empresas, de origem familiar, dedicadas à reciclagem de pneus, considerando-se que estes são constituídos por substâncias não biodegradáveis e seu volume aumenta mais que proporcionalmente ao número de veículos, sendo que para cada veículo há descarte periódico de, aproximadamente, quatro pneus. A importância do meio ambiente e da contribuição empresarial para sua manutenção levou à elaboração de legislação específica para diferentes tipos de empresas, incluindo-se aquelas que atuam no segmento de reciclagem de pneus. O objetivo do estudo foi avaliar o impacto econômico-financeiro decorrente da adoção de normas ambientais no processo de reciclagem de pneus em uma empresa familiar mineira, mediante análise de indicadores contábeis, nos períodos pré e pós adequação às normas ambientais. Para tanto, foi realizado um estudo de caso em uma empresa familiar mineira de pequeno porte que obteve licenciamento ambiental em 2011. O instrumento de coleta de dados foi a entrevista com os administradores e o contador da empresa. Além disso, foram consultados também os documentos internos da empresa, constituídos pelas demonstrações contábeis do período de 2010 a 2014. Os resultados da pesquisa mostraram que a empresa, apesar dos ajustes necessários à legislação pertinente ao seu ramo de atividade, manteve situação patrimonial favorável e tendência a estabilidade e geração de lucros futuros. A ausência de endividamento em longo prazo, apesar de favorável, pode ser limitante ao seu crescimento. Concluiu-se que a situação da empresa, ao longo do período analisado, é sólida, com evidente tendência à estabilidade. A adoção do licenciamento ambiental, apesar de, notadamente, compulsória, promoveu melhoria no capital humano da empresa, mediante conscientização e treinamento, o que indica investimentos também expressivos, apesar de não explicitados os valores, por solicitação da organização. Por outro lado, a aquisição de máquinas e equipamentos também elevou o valor do patrimônio da empresa.

Palavras-chave: Sustentabilidade. Licenciamento ambiental. Indicadores contábeis.

ABSTRACT The study theme was sustainability in micro and small businesses, family origin, dedicated to the recycling of tires, considering that these are made of non[1]biodegradable substances and their volume increases more than proportionally with the number of vehicles, wherein each vehicle there are periodic discharge of approximately four tires. The importance of the environment and the business contribution to its maintenance led to the enactment of specific legislation for different types of businesses, including those operating in the tire recycling industry. The aim of the study was to assess the economic and financial impact of the adoption of environmental standards in the tire recycling process in a mining family business through analysis of financial indicators, pre and post adaptation to environmental standards. To this end, we conducted a case study in a small mining family company that has obtained environmental licensing in 2011. The data collection instrument was the interview with management and the company accountant. In addition, they were also consulted internal documents of the company, consisting of the financial statements for the period 2010 to 2014. The survey results showed that the company, despite adjustments to the relevant legislation to its field of activity, continued favorable financial position and tendency to stability and generate future profits. The absence of debt in the long term, although favorable, may be limiting their growth. It was concluded that the company’s situation over the period analyzed, is solid, with obvious tendency to stability. The adoption of environmental licensing, although, notably, compulsory, promoted improvement in the human capital of the company, through awareness and training, indicating also invested heavily, though not explicit values, at the request of the organization. On the other hand, the acquisition of machinery and equipment also increased the value of the assets of the company.

Keywords: Sustainability. Environmental licensing. Financial indicators.

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Prof. Dr.  Juliano Lima Pinheiro– Orientador