Autor: ANILTON JOSE DE LIMA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/01/2016

RESUMO Esta dissertação analisa o nível de satisfação no trabalho dos empregados que atuam em uma empresa multinacional de usinagem localizada na região metropolitana de Belo Horizonte/MG. Teoricamente, utilizou-se como referência a escala de satisfação no trabalho (EST), de Siqueira (2008). Em termos metodológicos, o tipo de pesquisa foi descritiva, utilizando-se como estratégia o estudo quantitativo de caso (YIN, 2005), em uma abordagem quantitativa. A população pesquisada contemplou 144 indivíduos que atuam nas áreas administrativa, operacional e de vendas da empresa “Y”, sendo também a unidade de análise definida para o estudo. A amostra, considerada pelos questionários que retornaram de forma válida, totalizou 134 indivíduos, correspondendo a 93,05% do universo. A coleta de dados se deu por meio de questionário com escala de 1 a 7 (“Totalmente insatisfeito” a “Totalmente satisfeito”) do tipo likert, para avaliar o grau de satisfação em cada dimensão da EST. As dimensões avaliadas foram: satisfação com os colegas de trabalho, satisfação com o salário, satisfação com a chefia, satisfação com a natureza do trabalho e satisfação com as promoções. Com base na média dos resultados, as respostas foram interpretadas quanto à satisfação ou não no trabalho, sendo pontuadas de acordo com as seguintes referências: de 1 a 3,9, “insatisfação”; de 4 a 4,9, “indiferença”; e de 5 a 7, “satisfação”. Os dados foram analisados com base na estatística uni e bivariada. Para a estatística univariada, utilizaram-se as medidas de tendência central e de dispersão: média, moda, mediana, distribuição de frequência, desvio-padrão, coeficiente de variação e percentis 25 e 75. A estatística bivariada utilizou o teste qui-quadrado com nível de significância para p < 0,05, avaliando a associação entre os dados demográficos e funcionais e a satisfação nas cinco dimensões da EST. Em termos de resultados, analisando as cinco dimensões da satisfação no trabalho, apurou-se um valor médio de 4,30, considerando a escala de 7 pontos, que apontou “indiferença” dos sujeitos pesquisados em relação à satisfação no trabalho. Quando a análise se deu por categoria, em média, os indivíduos da área administrativa apresentaram escore de 4,14; da área operacional, de 4,17; e da área de vendas, de 4,47. Com base nestes resultados, conclui-se que predominou a “indiferença” em relação à satisfação no trabalho.

Palavras-chave: Satisfação no trabalho. Empresa de usinagem. Trabalhadores de produção, administrativos e de vendas.

ABSTRACT This paper analyzes the level of satisfaction of employees from a multinational steel company located in the metropolitan region of Belo Horizonte/MG. Theoretically, the scale of work satisfaction (SWS), of Siqueira (2008) was applied. In terms of methodology, the type of research was descriptive, using the quantitative study of case (YIN, 2005) as a strategy in a quantitative approach. The population surveyed included 144 individuals who work in the administration, operational and of sales of company “Y”, also being the unit of analysis defined for the study. Considered in the questionnaires, which returned as valid, the sample totaled 134 individuals, corresponding to 93,05% of the universe. The collection of data was achieved through a questionnaire with a likert type scale from 1 to 7 (“Totally unsatisfied” to “Totally satisfied”) to evaluate the level of satisfaction in each dimension of the SWS. The dimensions evaluated included: the satisfaction with co-workers, satisfaction with wages, satisfaction with bosses, the satisfaction with nature of work and satisfaction with promotions. Based on average results, the answers were interpreted according to the level of satisfaction at work, graded according to the following references: from 1 to 3.9, “unsatisfied,” from 4 to 4.9, “indifferent”; and from 5 to 7, “satisfied”. The data was analyzed based on univariate and bivariate statistics. For the univariate statistics, the measures of central tendencies and dispersion were applied: medium, mode, median, frequency distribution, standard deviation, coefficient with a 25 and 75 variation and percentile. The bivariate statistics used the chi-square with a significant level for p < 0,05, evaluating the association between the demographic and functional data, and the satisfaction in the five dimensions of the SWS. In terms of results, analyzing the five dimensions for the work, a medium value of 4.30 was observed, considering the scale of 7 points, which demonstrated “indifference” from the subjects surveyed in regards to work satisfaction. When the analysis was performed by category, on average, the individuals from the administrative area had a score of 4.14; the operational area, scored 4.17; and the sales area scored 4.47. Based on these results, it is concluded that “indifferent” prevailed in regards to work satisfaction.

Keywords: Work Satisfaction. Steel Company. Production, Administrative and Sales Workers

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica nas Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr.  Luciano Zille Pereira– Orientador

Prof. Dr.  Antônio Luiz Marques – Docente

Prof. Dr. Mário Reis Teixeira  – Participante externo

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