Autor: SABRINA GOMES CABRAL

Data da Defesa:  12/04/2012

RESUMO Esta dissertação possui como tema a inclusão digital escolar. Tem como objetivo a análise da percepção de atores escolares sobre a mudança que a inclusão digital pode causar na rotina escolar e no processo pedagógico da escola. Esta pesquisa foi realizada através de um estudo de caso na escola municipal Clarindo Cassimiro em Sete Lagoas no estado de Minas Gerais. É de natureza interpretativa e caráter qualitativo. Este estudo se baseia em entrevistas semi-estruturadas. No primeiro momento foram entrevistadas 12 professoras, 3 secretárias, 2 pedagogas, a vive[1]diretora e a diretora da escola. No segundo momento foram entrevistadas 5 professoras e 2 pedagogas. A análise dos dados mostra a necessidade de treinamento dos profissionais para a utilização das novas tecnologias de comunicação e informação nas rotinas diárias da escola e no ensino. Muitos dos profissionais entrevistados possuem uma visão limitada sobre o que é inclusão digital. Para eles, incluir a escola digitalmente não transcende o conhecimento necessário para a utilização do computador e da internet.

PALAVRAS-CHAVE– Inclusão digital Escolar. Escola pública. Internet. Tecnologias de Informação e Comuniação (TIC’s)

ABSTRACT This dissertation has scholar digital inclusion as its theme of research. The objective of this dissertation is to analyze the school actors’ perception about the scholar digital inclusion process and its role in the scholar daily life and in the scholar pedagogical process. This research was made by a case study. The case was a municipal school of Sete Lagoas named Clarindo Cassimiro. It has an interpretative nature and a qualitative character. The semi-structured interview was used as data collection technique. In the first moment It was 12 interviewed teachers,3 secretaries, 2 pedagogues, the principal and the vice-principal. In a second moment it was interviewed 5 teachers and 2 pedagogues. The data analysis need’of training in communication and information technology. as for the teachers, specifically speaking, they need also training in how they adapt the CIT’s in their teaching. their vision on digital inclusion is limited. It does not go beyond the knowledge needed to use the computer and internet.

Keywords– Scholar digital inclusion. CIT’s. Computer and internet.

Linha de Pesquisa: Tecnologia de Gestão e Competitividade

Prof. Dr. Ivan Beck Ckagnazaroff – Orientador