Autor: MARGARET DE OLIVEIRA LOPES

Data da Defesa:  14/12/2011

RESUMO Este estudo tem por objetivo identificar e analisar as dimensões e os fatores associados à incidência da síndrome de burnout em docentes que lecionam em uma escola pública inclusiva do ensino médio na região metropolitana de Belo Horizonte. Contempla 53 professores. Consiste em uma pesquisa descritiva, que utilizou abordagens quantitativas e qualitativas, com base em um estudo de caso. Na abordagem quantitativa, foi utilizado o questionário Maslach Burnout Inventory, originado da pesquisa feita por Christina Maslach e Susan Jackson (1978), e adaptado na pesquisa de Codo (1999). Para o tratamento dos dados quantitativos, foram utilizadas as técnicas univariada e bivariada. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas para o aprofundamento dos dados obtidos na pesquisa quantitativa. Também, foram consultados documentos para a caracterização da instituição de ensino. Em relação às variáveis demográficas e ocupacionais, os resultados evidenciaram que a maior parte dos professores pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária acima de 36 anos, é casada, possui nível de especialização completo, atua no magistério há mais 11 anos, trabalha em dois turnos ou à noite, está na instituição onde leciona há mais de seis anos, possui um regime de trabalho efetivo ou efetivado pela lei 100 e não possui outro emprego em outra instituição. Poucos praticam trabalho voluntário (dentre estes, os que fazem tratamento médico). A maioria recebe entre R$2.001,00 a R$2.500,00, porém são poucos os que passam por dificuldades externas ao trabalho. Grande parte pratica atividade física. Na escola pesquisada, o fator da síndrome burnout que obteve maior significância, com maior média, foi baixa realização pessoal, sendo que dos indicadores que revelaram maiores níveis de burnout nos professores destacou-se cansaço no final da jornada de trabalho e influencia na vida de outros. Na análise bivariada, ficou evidenciado que os professores contratados apresentam menor nível de burnout do que professores que são efetivados e concursados (efetivos). Também se constatou que os profissionais com até cinco anos de instituição apresentam menor nível de burnout do que profissionais com tempo acima de seis anos. Por seguinte, os professores com faixa salarial até dois mil reais apresentam maior burnout do que o professor com faixa salarial superior, no que se refere à dimensão baixa realização profissional. A análise das variáveis destacadas estatisticamente causou questionamento pelos profissionais da educação inclusiva que foram entrevistados na pesquisa, servindo como base de preocupação em relação à percepção da constatação da síndrome entre a classe trabalhadora. Entre as limitações encontradas para a realização trabalho, aponta-se que novas pesquisas devem emergir com o foco voltado para o estudo qualitativo, uma vez que o resultado da pesquisa realizada revelou significância que deve ser estudada no marco teórico, e não se restringir apenas a estudos em uma única escola pública inclusiva em Belo Horizonte (MG).

Palavras-chaves: Burnout. Professores. Escola pública. Ensino inclusivo.

ABSTRACT The objective of the study was to determine and analyze the dimensions and factors associated with the occurrence of burnout syndrome in teachers at a public inclusive high school in the Belo Horizonte metropolitan area. The study was descriptive and, based on a case study, combined qualitative and quantitative approaches. In the quantitative approach, a questionnaire based on the Maslach Burnout Inventory (MBI), developed by Christina Maslach and Susan Jackson (1978), and later adapted by Codo (1999), was administered to 53 teachers. Analysis of the quantitative data was performed using univariate and bivariate analyses. Subsequently, semi-structured interviews were conducted to supplement the data gathered in the quantitative phase. In addition, documents were analyzed to characterize the institution. The demographics and occupational variables indicated that most teachers were female, over 36 years old, married, had a full specialization degree and over 10 years experience teaching, worked double shifts or at night, have worked at the school for over six years, had tenure or were tenured by Law 100 and did not work at other institutions; few did volunteer work, and some are under medical treatment. Even though most teachers earn between R$ 2,001.00-2,500.00, few experience difficulties outside their job, and most practice regular physical activity. In the school analyzed, the risk factor for burnout with the highest average was Low Personal Achievement, and other burnout indicators that should also be highlighted were fatigue at the end of the workday, and positive influence in other people’s lives. The bivariate analysis showed that contract teachers exhibited fewer burnout symptoms than tenured teachers. The analysis also indicated that teachers with up to five years in the institution had lower burnout levels than those with over six years, and teachers earning up to R$ 2,500.00 had higher burnout levels than those with higher salaries. The analysis of the significant variables was a cause of concern among respondents because of the realization that burnout is a reality among the working class. The results of the study indicate the need for further qualitative research based on a theoretical framework and not restricted to only one public inclusive school in Belo Horizonte, MG.

Keywords: Burnout, Teachers, Public school, Inclusive education.

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica nas organizações

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador