Mestrando(a): JOSÉ FLÁVIO PEREIRA

Orientador(a): VALÉRIA MARIA MARTINS JUDICE

A presente dissertação busca responder à seguinte questão orientadora: quais são as principais vantagens competitivas proporcionadas por uma rede de empresas moveleiras e quais as principais dificuldades verificadas na sua criação, estruturação, funcionamento e manutenção? Como objeto da pesquisa foi selecionada uma rede de empresas atuantes em comércio varejista no segmento de móveis residenciais médio-populares, em Belo Horizonte e na Região Metropolitana, da Capital mineira, denominada Lojas Móbile. Essa rede conta com a participação de dezesseis empresários, os quais, juntos, possuem 75 pontos de vendas e geram mais de quinhentos empregos diretos. Partindo do pressuposto de que a estrutura organizacional em redes favorece a competitividade, procurou-se identificar os principais benefícios e dificuldades verificadas na operacionalização de uma rede, com base na revisão de literatura e, do ponto de vista empírico, tendo como referência a percepção dos empresários que nela atuam. Propôs-se então, um estudo de caso exploratório, de natureza qualitativa, por enfocar um nível de realidade que não pode ser quantificado, mas sim, interpretado. Na pesquisa empírica foi utilizada a triangulação de fontes e instrumentos de coleta. Foram realizadas a coleta de documentos da rede pesquisada e a de outras fontes secundárias de informação, entrevistas com a utilização de questionários semi-estruturados, assim como observação participante de natureza etnográfica nas empresas ? membros, selecionadas. Os resultados obtidos possibilitaram classificar a rede pesquisada como Burocrática Simétrica, Dinâmica, Mandala, com Laços de Cooperação entre firmas espacialmente descentralizadas (alianças estratégicas). Ainda, à vista dos resultados obtidos mediante a aplicação desses procedimentos empíricos, especialmente, por meio das entrevistas realizadas com dez empresários, um representante comercial e um fornecedor da rede, foi possível obter e registrar nesta dissertação, um rol de vantagens competitivas percebidas pelas empresas associadas, exaustivamente apontadas pelos entrevistados. As desvantagens também, detalhadamente expostas, fazem parte deste trabalho. As evidências empíricas reforçaram o pressuposto que levou ao questionamento formulado e, ao final, a pesquisa demonstrou que o modelo de rede sugerido pode tornar-se uma ferramenta de grande valia para outras empresas e contextos de negócios.

Orientador(a): VALÉRIA MARIA MARTINS JUDICE

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Valeria Maria Martins Judice. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Cristiana Fernandes de Muylder. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 2 (Faculdade de Pedro Leopoldo)
Mestrando(a): JOSÉ FLÁVIO PEREIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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