Autor: JOANA D’ARC ALVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  27/08/2009

RESUMO Este estudo tem por objetivo analisar e descrever os vínculos que se estabelecem entre os alunos e uma Instituição de Ensino Superior privada localizada em Belo Horizonte, tendo em vista os cursos oferecidos no campus de sua Unidade Central. A pesquisa contou com um universo de 821 alunos matriculados em 31 cursos e distribuídos no 2º, 4º, 6º e 8º períodos. O método de pesquisa empregado foi um estudo de caso quantitativo, com característica descritiva e exploratória, utilizando-se o questionário como técnica fundamental para o levantamento dos dados. O instrumento de pesquisa foi formatado mediante a utilização de escalas de frequência do tipo Likert, tendo como referência os estudos sobre o tema realizados por Kramer (2003) e Kramer e Faria (2007). Documentos também foram utilizados para fins de caracterização da ES pesquisada. O tratamento dos dados foi feito por meio de estatísticas uni, bi e multivariada. Em termos das variáveis demográficas e institucionais, os resultados mais expressivos encontrados evidenciaram que a maior parte dos alunos pesquisados é do sexo feminino, situa-se na faixa etária de 21 a 25 anos, é solteira, está cursando o 2º e 4º períodos e também trabalha. A análise fatorial realizada possibilitou a extração de sete tipos de vínculos: integração entre os membros, identificação e idealização da organização, solidariedade, sentimento de pertença, crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, participação nas decisões e criação de inimigos. Em relação a integração entre os membros, observou-se disponibilidade da Coordenação e dos professores para atender os alunos, integração entre os dois primeiros atores educacionais e integração entre os professores de um mesmo período. Quanto a idealização da organização, verificou-se que o aluno tem admiração pela IES, percebendo-a como modelo para estudar e para participar das atividades que ela oferece e percebe-a como um espaço para a satisfação de necessidades pessoais e profissionais. O vinculo solidariedade revelou que o relacionamento entre os alunos é cooperativo e solidário, prevalecendo entre eles o espírito de união. O vínculo sentimento de pertença comprovou que os alunos se sentem membros efetivos da IES onde estudam, participam de seus eventos e cerimônias, mostram-se orgulhosos dos prêmios que ela recebe e a defendem quando é criticada. Em relação ao vínculo crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional, observou-se que o curso realizado pelo aluno estimula a melhoria de habilidades e competências necessárias para o exercício profissional. No tocante ao vínculo participação nas decisões, detectou-se que existe abertura da IES e dos professores para ouvir e discutir com os alunos as opiniões, dúvidas, críticas e sugestões a respeito do desenvolvimento do curso e sabem a quem dirigi-las na Instituição. O último vínculo validado, criação de inimigos, demonstrou que, apesar de existir solidariedade e cooperação entre os alunos, estes reconhecem que ocorre competição entre eles e os professores em sala de aula. O vínculo sentimento de pertença associou-se positivamente com todas as variáveis demográficas e institucionais, enquanto que o vínculo identificação e idealização da organização não se associou apenas ao sexo dos pesquisados, com a mesma situação deste último resultado ocorrendo com o vínculo participação nas decisões. Por fim, percebeu-se que os vínculos entre os alunos e a IES tendem a ser mais fortes e intensos até a metade do curso.

Palavras-chaves: Vínculos. Organização. Alunos

 

ABSTRACT This study has as objective to analyze and describe the bonds established among university students from a private university. The research was performed in its central campus in Belo Horizonte. It used 821 students from 31 courses from the 2nd, 4th, 6th and 8th periods. A study of quantity case with descriptive and exploring characteristics, using fundamentally a questionnaire to collect data was used. This data was formatted using the Likert scale and having as reference studies by Kramer (2003) and Kramer and Faria (2007).  Documents were also used to characterize the university studied. The data was studied using uni, bi and multi-varied statistics, in terms of demographic and institutional varieties, The most expressive  results found showed that most of the students researched were working females, between 21 and 25 years old, single, and they are mainly  in the 2nd and 4th periods. The factorial analysis performed made possible the noticing of seven types of bonds: integration among members, identification and idealization of the organization, solidarity, feeling of belonging, growth and personal and professional development, participation in decisions and making of enemies. In relation to integration among members, the availability of the Coordination and professors towards the students was observed, besides integration between the two former educational actors and integration among professors in a period.  As to the idealizing of the organization, it was verified that the students admire the institution, having it as a role model for studying, and participating in the activities it provides as well as seeing it as a place to fulfill personal and professional needs. The bond solidarity showed that the relationship among students is cooperative and reciprocal, showing esprit the corps. The bond feeling of belonging demonstrated that the students feel like effective members from their institution, taking part in its ceremonies and events, showing proud of the prizes it receives and defending it whenever it is criticized. In relation to the bond growth and personal and professional development, it was detected that the Course performed by the student stimulates the improvement of competences and abilities necessary for their professional life. When it comes to the bond participation in decisions, it was pointed out that the institutions, as well as its professors, are open to listen and discuss with students their opinions, doubts, criticisms and suggestions about the Courses and students know to whom they should talk to in the institution. The last validated bond, making of enemies, showed that despite the fact that there is solidarity and cooperation among the students, they acknowledge the fact that there is competition among them and the professors in the classroom. The bond feeling of belonging was positively associated with all the demographic and institutional varieties, whereas the bond identification and idealization of the organization was not connected to the sex of the students researched only, with the same situation of this last result happening with the bond participation in decisions. Finally, it was noticed that the bonds between the students and the institution tend to be stronger and more intense up to the first half of the course.

Key-Words: Bonds, Organization, Students

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações  

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia – Docente

Prof. Dr. Marcos Vinicius Carvalho Rodrigues – Participante externo

Baixar arquivo: JOANA DARC ALVES