Autor: SHEYLA ROSANE DE ALMEIDA SANTOS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  05/08/2009

RESUMO O estudo das ações de responsabilidade social corporativa praticadas por duas empresas visou identificar como elas são vistas pela mídia, por elas próprias e por seus usuários. Embora distintas em muitas características, as duas empresas pesquisadas se sobressaem nos setores em que atuam. A empresa C presta serviços de utilidade pública, executando a política estadual de saneamento básico. Foi eleita a melhor empresa nacional no seu setor em 2004 e 2006, segundo critérios como estrutura de capital, lucratividade, liquidez e desempenho econômico-financeiro. A empresa T é apontada pela pesquisa Datafolha como a operadora mais lembrada em telefonia móvel no Brasil e como a melhor marca em seu ramo de atuação. Este estudo pretende contribuir para a compreensão do tema responsabilidade social corporativa, suas perspectivas, polêmicas e inserção no cenário brasileiro, assim como avaliar se as ações pesquisadas tornam as empresas socialmente responsáveis. O conceito de responsabilidade social corporativa adotado implica o diálogo com os diversos stakeholders da empresa, de forma ética e transparente. Além da postura legal que a empresa adota, espera-se que suas ações de responsabilidade social não só privilegiem as comunidades em seu entorno, como também leve a uma atitude ética e a relacionamentos sociais adequados. A discussão teórica levanta as principais correntes sobre o tema e permite a construção do quadro analítico que guia a pesquisa, constituído pelas análises de conteúdo de clippings jornalísticos e dos sites das empresas e pela pesquisa de campo com os usuários. Os resultados da pesquisa mostram as ações de responsabilidade social corporativa das empresas pesquisadas, suas estratégias de atuação, as relações com seus stakeholders e o uso de marketing social ao associar a imagem organizacional com a causa social.

Palavras-chave: Responsabilidade social corporativa. Ações sociais. Stakeholders. Marketing social.

 

ABSTRACT The study of corporate social responsibility actions practiced by two enterprises aimed to identify how the media views the enterprises, how they view themselves and how they are viewed by their consumers. Although different in several aspects, the two researched enterprises stand out in their respective sectors. The enterprise C renders services of public interests, accomplishing the estate policies of basic water sanitation. It was selected as the best national enterprise in its sector, in 2004 and 2006, following criteria like capital structure; profit; liquidity; economic and financial management. The business enterprise T is considered by the Datafolha survey research as the best-known portable telephony operator in Brazil and as the best mark in its sector. The present study also intends to contribute to comprehend the theme corporate social responsibility, its perspectives, polemics and insertion in the Brazilian setting, as much as to estimate how much the researched actions make the enterprises socially responsible. The adopted concept of corporate social responsibility includes the dialog with the different business stakeholders, within ethical standards and transparency. Besides the legal behavior adopted by the enterprises, it is awaited that their actions of social responsibility attain the circumscribed communities and induce ethical attitudes and adequate social relationships. The theoretical discussion raises the main trends about the subject and allows constructing the analytical setting that drives the research, that is, the content analyses of journalistic clippings and of the enterprises’ sites, and the consumers’ field study.  The research results show the corporate social responsibility actions of the enterprises, their strategies of action, their relationships with the stakeholders and their employment of social marketing associating the organizational image and the social cause.

Keywords: Corporate social responsibility. Social actions. Stakeholders. Social marketing.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de trabalho e Tecnologias de gestão

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Marília Novais da Mata Machado – Orientadora

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