Autor: FABIANA LANA PESSOA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  18/12/2008

RESUMO Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso comparativo realizado com objetivo de avaliar os vínculos mantidos entre coordenadores e professores que atuam na Educação Básica de duas escolas, de uma pública e a outra particular. O estudo e o levantamento dos vínculos estabelecidos entre estes profissionais foram baseados na tipologia de Kramer e Faria (2007), e em autores de áreas da Administração, Psicologia e Educação. Para esta pesquisa, foram selecionados os seguintes elementos constitutivos dos vínculos: identificação; cooperação nas atividades; participação e autonomia; criação de inimigos; idealização; reconhecimento e valorização dos indivíduos; solidariedade; crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Para a obtenção de informações e dados sobre os vínculos investigados foram utilizadas técnicas condizentes com o objetivo da pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionários e grupos de foco.  Os dados qualitativos foram obtidos por meio das entrevistas semi-estruturadas com diretores e coordenadores, e do grupo focal com os professores de ambas as escolas. Os dados quantitativos foram levantados mediante a aplicação de questionários nos professores da escola pública e particular. Buscou-se caracterizar os elementos que são importantes na relação e nos vínculos entre coordenadores e professores, e as diferenças existentes em ambas as instituições. As diferenças ocorreram na intensidade das formações vinculares. Alguns vínculos foram mais intensos, pois estão relacionados a uma base mais forte e com laços maiores de reciprocidade e interesse entre os coordenadores e professores. Outros estão relacionados a uma necessidade e relação de conveniência aos interesses dos profissionais e das instituições onde atuam. Outros puderam ser percebidos de forma mais frágil onde os impactos dos mesmos resultam no comprometimento da qualidade do serviço oferecido. Todos os vínculos pesquisados foram identificados nas instituições. Diferenças significativas ocorreram nos vínculos: “identificação dos professores com a Coordenação Pedagógica”, “participação e autonomia”, “criação de inimigos”, “reconhecimento e valorização dos indivíduos” e “crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional”. O vínculo de “identificação dos professores com a Coordenação Pedagógica” é menor na relação estabelecida entre os professores e coordenadora na escola pública. Na escola particular este vínculo é maior. O vínculo “cooperação” e a “solidariedade” existem em ambas as instituições motivados por razões diferentes. O vínculo “participação e autonomia” gera para os professores de ambas as escolas sentimentos de impotência e frustração. Verifica-se uma pseudo-autonomia nas duas instituições. O vínculo “criação de inimigos” capaz de fortalecer a união do grupo em prol de objetivos comuns existe nas duas instituições. Na escola pública são os problemas relacionados ao descaso governamental com a educação pública no País e o perfil dos alunos e da comunidade escolar. Na escola particular são as famílias e o mercado direcionando algumas condutas da instituição. O vínculo “idealização da Coordenação Pedagógica pelos professores” encontra-se presente nas duas escolas. Na escola pública o coordenador é visto como um herói e na escola particular como um verdadeiro líder. O vínculo “reconhecimento e valorização dos indivíduos” evidencia que ambos os grupos de professores sentem-se reconhecidos, porém o reconhecimento do trabalho de seus coordenadores por eles é diferente. O vínculo “crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional” é maior na escola particular. Na escola pública os professores sentem-se cansados e desmotivados o que gera estagnação nos seus processos de desenvolvimento. Todas as comparações feitas anteriormente caracterizam e compõem o ambiente de cada uma das escolas. Outras considerações importantes desse trabalho referem-se à grande interdependência entre os vínculos que não aparecem isoladamente e a influência das configurações específicas e estruturas de cada uma das escolas. Antes de formarem os vínculos entre os grupos, existe um vínculo maior com a instituição onde as pessoas tendem a reproduzir as suas características e a sua cultura organizacional.

Palavras-chaves: Vínculos, Relacionamento coordenador-professor, Gestão educacional.

 

ABSTRACT This paper is a comparative case study performed to evaluate the bonds sustained by coordinators and teachers that work together on the basic education level in two schools -a public and a private one. The present work is based on Kramer and Faria typology and several authors on Psychology, Management and Educational area. For this purpose, it has been used the following elements as bonds: teachers´ identification, activities cooperation, participation and autonomy, creation of enemies, idealization, acknowledgement, individual valorization, sympathy, self and  professional development. With the scope to obtain the information and the data concerning, proper techniques were applied such as semi structured questionnaire and focus groups. The qualitative data was obtained by performing the semi structured questionnaire with directors and coordinators while the focus groups were applied to both schools teachers. The quantitative data was researched through questionnaires given to teachers working in the public and the private school. This study aimed to characterize the more important elements in the relationship between coordinators and teachers and also the differences existing in both schools. These differences occurred in the intensity of the bonds: some more intense once were related to a stronger basis and reciprocity bonds between coordinators and teachers, others more related to a special demand and convenience between the professionals and institutions interests. Some bonds were perceived in a fragile context mainly when its impacts implicated exposure on the level of services rendered. All the bonds researched were found on the institutions. Deeper differences occurred on the following bonds: “teachers´ identification in face of pedagogical coordination”, “participation and autonomy”, “creation of enemies”, “acknowledgement and individual valorization”, “self and  professional development”. The bond “teachers´ identification in face of pedagogical coordination” is smaller on the relationship between teachers and coordination on the public school. On the other hand, concerning the private school, this bond is bigger. “Cooperation” and “sympathy” exist on both institutions for different reasons. “Participation and autonomy” bring to all teachers, despite the school, feelings of frustration and impotency. It was verified a  “pseudo autonomy” in the institutions. The bond “creation of enemies” which reinforces the group union for common objectives takes place on both institutions. On the public school, the problems related to the government negligence towards the public education, the students´ profile and the school community. On the private school, the families and the market addressing some preferential conducts. The bond “teachers ´ idealization in face of pedagogical coordination” is present on both schools. On the public one, coordinator is seen as a hero and on the private, as a true leader. As far as acknowledgement and individual valorization is concerned, data shows that all the teachers groups have a sense of being recognized, however the acknowledgment of their coordinators ´work by the teachers is different. The bond “self and professional development” is bigger on the private school once on the public one, teachers tend to fell tired and with no motivation, creating a stagnation on their learning processes. All the comparisons raised herewith are part of the environment of each school. Further important considerations on this work refer to the great interdependence among the bonds that are not presented alone and the influence of each specific configuration and structure on each school. Before forming the bonds among the groups, there is a greater bond towards the institution where the people tend to reproduce its characteristics and the organizational culture.

Key-words: bonds, relationship coordinator-teacher, educational management.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações

Banca Examinadora

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Orientador

Baixar arquivo: Fabiana Lana Pessoa