Autor: ROZANA SOARES TEIXEIRA

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  25/11/2008

RESUMO O papel que a propaganda vem desempenhando ao longo do tempo a torna um fator de grande influência no comportamento de diversos segmentos de mercado e um importante financiador dos meios de comunicação de massa. Em conseqüência, este campo de atividades estabelece fortes ligações com o setor empresarial. A consulta à literatura, no entanto, sinaliza que as vantagens e desvantagens da mídia exterior em relação a outras mídias receberam um tratamento modesto em termos de publicações acadêmicas. Este estudo pretende alargar as fronteiras dos dados existentes nessa área de conhecimento. Desse modo, o estudo procura situar a relevância das mídias exteriores como um campo de atividades com características próprias, apontando suas vantagens e desvantagens em relação a outras mídias. Para tal, foram realizadas entrevistas com oito publicitários, oito anunciantes e um grupo focal com dez estudantes de Publicidade e Propaganda – todos os três grupos sendo de Belo Horizonte. A pesquisa qualitativa mostra que os anunciantes sabem da necessidade de divulgar seu produto e que a mídia exterior é um bom aliado para essa finalidade. Por sua vez, os estudantes apontaram a importância da propaganda para o crescimento das organizações. Finalmente, os publicitários chegaram a afirmar que as receitas chegam a se ressentir quando a propaganda é eliminada.

Palavras-chave: Mídia. Propaganda. Mídia exterior. Outdoor. Marketing

ABSTRACT Advertising has always played a major role. Moreover, can be said the it exerts a major of influence on the behavior in several market segments and it is an important source of revenue for the media industry. As a result, it has close ties with companies. However, the literature review shows that the advantages and disadvantages of outdoor media have been little investigated in relation to other media. This study aims to further the data available in this field of knowledge. It deals with the relevance of outdoor media regarding its specific characteristics and analyzes their advantages and disadvantages in relation to other media. It was interviewed a group of eight advertising professionals, eight subjects from advertising companies, and a focal group of ten advertising students – all three groups being choosed at Belo Horizonte. The qualitative analysis shows that the advertising companies’ subjects acknowledge the need of divulging their products and that outdoor media is a good tool for that goal. Now, the students pointed out the importance of advertising for the growth of the companies. Finally, the subjects from the advertising companies stated that even the revenues decrease when advertising is cut out.

Keywords: Media. Advertising. Outdoor media. Billboard. Marketing

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof. Dr. Roberto Minadeo – Orientador

Baixar arquivo: Dissertação Final Rozana Soares Teixeira