Autor: LEONARDO MATTOS SANTOS

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  04/07/2008

RESUMO Este trabalho dedica-se à apresentação de um modelo de indicadores para mensuração da sustentabilidade na gestão de projetos sociais adotados como políticas de inclusão social do Governo do Estado de Minas Gerais. Conceitualmente, aborda-se a efetividade destes projetos sociais na concepção dos Centros Vocacionais Tecnológicos (CVT). O objetivo geral desta dissertação consiste em identificar os possíveis indicadores para o desempenho sustentável dos Centros Vocacionais Tecnológicos do Estado de Minas Gerais. A abordagem deste tema fundamenta-se, teoricamente, a partir de uma linha de pesquisa voltada para a caracterização de projetos, sua gestão e seus indicadores capazes de mensurar um desempenho sustentável. Para a elaboração do modelo, realizou-se uma pesquisa com profissionais da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (SECTES), com os responsáveis pela gestão e funcionamento dos CVTs e com os gestores de Organizações Não Governamentais. A partir da utilização do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), criado por Lefevre, um instrumento já validado em pesquisas qualitativas, foi possível evidenciar a percepção da sustentabilidade e do desempenho efetivo em projetos de inclusão digital na visão dos diversos autores envolvidos. Aliado a uma investigação bibliográfica a respeito dos modelos de indicadores adotados para mensuração de projetos sociais, foi possível também realizar um comparativo entre os modelos que, ao serem compilados com os DSCs, proporcionaram apresentar as dimensões que compõem a sustentabilidade dos CVTs, como também formular uma proposta de modelo para mensuração. As dimensões apresentadas no modelo são: espaço- ambiental, estrutural, financeira, socioambiental, econômica e político[1]institucional. E, finalmente, este estudo apresenta como sugestão um modelo de indicadores de avaliação capaz de mensurar a sustentabilidade dos Centros Vocacionais Tecnológicos.

Palavras-chave: Projetos. Gestão de projetos sociais. Desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade. Indicadores.

ABSTRACT This work is devoted to presenting a model of indicators for measuring the sustainability in the management of social projects adopted as policies on social inclusion of the Government of the State of Minas Gerais. Conceptually, addresses to the effectiveness of these social projects in the design of the Centers Vocational Technology (CVT). The general objective of this dissertation is to identify possible indicators for the sustainable performance of Technological Vocational Centre of the State of Minas Gerais. The theme of this approach is based, theoretically, from a line of research focused on the characterization of projects, its management and its indicators capable of measuring a sustainable performance. For the development of model, a professional search with the Secretary of State for Science, Technology and Higher Education of the State of Minas Gerais (SECTES), with those responsible for the management and operation of CVTs and with the managers of Non[1]Governmental Organizations. From the use of the Speech from collective subject (DSC), created by Lefevre, an instrument already endorsed in qualitative research, it was possible to highlight the perception of sustainability and effective performance of digital inclusion projects in the vision of individual authors involved. Allied to a research literature about the types of indicators used to measure social projects, it was also possible to conduct a comparison between models that, when compiled with the DSC, provided the dimensions that make up the sustainability of CVTs, but also formulate a proposal for a model for measurement. The dimensions shown in the model are: space-environmental, structural, financial, socio, economic and political-institutional. Finally, this study shows suggestion as a model of assessment indicators capable of measuring the sustainability of Vocational Technology Centers.

Key words: Projects. Social Projects Management. Sustainable Development. Sustainability. Indicators

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologias de Gestão e Competitividade

Banca Examinadora

Prof.ª Dr.ª Ester Eliane Jeunon– Orientadora

 

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