Autor: VICTOR DE OLIVEIRA FLECHA

Data da Defesa:  28/12/2007

RESUMO As preocupações relativas à organização contemporânea e, especialmente, as dificuldades da interação consultor/empresário justificam o presente estudo. Esse relacionamento, comumente atravessado por conflitos, é objeto de grande inquietação no âmbito organizacional. As teorias de representação e de papel de Erving Goffman, baseadas no interacionismo simbólico de George Mead, quando aplicadas ao ambiente organizacional, contribuem para a compreensão dos processos de interação em seus meandros mais complexos e em suas conseqüências mais desafiantes. Utilizando-se o método da dramaturgia social de Goffman, foi realizada uma pesquisa qualitativa, ancorada em um caso de interação consultor/empresário, a fim de se conhecer os meandros desse relacionamento. Foram descritos e analisados atos do processo interativo e, a partir da análise, apresentadas as mudanças de posição decorrentes da interação. Ao final do estudo, verificou-se que a filosofia da Escola da Administração Científica ainda predomina na organização do séc. XXI estudada, imprimindo-lhe um perfil característico da instituição total do séc. XVIII, que tem o controle como instrumento de poder, instrumentalizado, nos dias atuais, pelo mesmo modelo panóptipo de vigilância, mas com auxílio do seu derivado, o modelo sinóptipo de vigilância virtual. Observou-se, ainda, que a imposição do poder, em detrimento da liberdade de pensamento e ação, é fonte de paradoxos organizacionais geradores de conflitos que permeiam as relações humanas nas organizações, obstruindo a expressão máxima da individualidade no plano do interativo.

Palavras-chaves: organização – controle – interacionismo – representação – consultor – empresário – ator – papel – indivíduo.

ABSTRACT Dissatisfactions related to contemporary organizations, specially, difficulties concerning the consultant/entrepreneur interaction justify this study. Usually permeated by conflicts, the interchange between consultant and entrepreneur is object of discomfort in organizational life. Erving Goffman’s theories on presentation and role playing, founded on George Mead’s symbolic interactionism, when applied to an organization, contribute to a better understanding of interactive processes in their more complex details and in their more challenging consequences. Using Goffman’s social dramaturgic method, it was brought out a qualitative research study based on a consultant/entrepreneur interaction in order to apprehend the meanders of this intercourse. The interactive performance acts of the experienced consultation were described and analyzed, allowing presenting the changing positions resulting from the interaction. At the end of the study it was founded out that the Scientific Administration School’s philosophy still prevails in the studied 21st century organization, printing in it characteristics of 18th century total institutions, that is, using control as power exercising by means of the panoptic model of surveillance, yet with the help of his derivative, the synoptic virtual model. It was also observed that the imposition of power, in detriment of freedom of thought and action, is the source of organizational paradoxes that generate conflicts permeating human relations in the organizations, obstructing the expression of individualities.

Keywords: organization – control – interactionism – presentation – consultant – entrepreneur – actor – role – individual

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Competitividade

Prof.ª Dr.ª Marilia Novais da Mata Machado – Orientadora

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Dissertação-Victor-de-Oliveira-Flecha.pdf