Mestrando(a): FABIANA LANA PESSOA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Este trabalho caracteriza-se por ser um estudo de caso comparativo realizado com objetivo de avaliar os vínculos mantidos entre coordenadores e professores que atuam na Educação Básica de duas escolas, de uma pública e a outra particular. O estudo e o levantamento dos vínculos estabelecidos entre estes profissionais foram baseados na tipologia de Kramer e Faria (2007), e em autores de áreas da Administração, Psicologia e Educação. Para esta pesquisa, foram selecionados os seguintes elementos constitutivos dos vínculos: identificação; cooperação nas atividades; participação e autonomia; criação de inimigos; idealização; reconhecimento e valorização dos indivíduos; solidariedade; crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Para a obtenção de informações e dados sobre os vínculos investigados foram utilizadas técnicas condizentes com o objetivo da pesquisa: entrevistas semi-estruturadas, questionários e grupos de foco. Os dados qualitativos foram obtidos por meio das entrevistas semi-estruturadas com diretores e coordenadores, e do grupo focal com os professores de ambas as escolas. Os dados quantitativos foram levantados mediante a aplicação de questionários nos professores da escola pública e particular. Buscou-se caracterizar os elementos que são importantes na relação e nos vínculos entre coordenadores e professores, e as diferenças existentes em ambas as instituições. As diferenças ocorreram na intensidade das formações vinculares. Alguns vínculos foram mais intensos, pois estão relacionados a uma base mais forte e com la?os maiores de reciprocidade e interesse entre os coordenadores e professores. Outros estão relacionados a uma necessidade e relação de conveniência aos interesses dos profissionais e das instituições onde atuam. Outros puderam ser percebidos de forma mais frágil onde os impactos dos mesmos resultam no comprometimento da qualidade do serviço oferecido. Todos os vínculos pesquisados foram identificados nas instituições. Diferenças significativas ocorreram nos vínculos: ?identificação dos professores com a Coordenação Pedagógica?, ?participa??o e autonomia?, ?cria??o de inimigos?, ?reconhecimento e valoriza??o dos indiv?duos? e ?crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional?. O v?nculo de ?identifica??o dos professores com a Coordena??o Pedag?gica? ? menor na rela??o estabelecida entre os professores e coordenadora na escola p?blica. Na escola particular este v?nculo ? maior. O v?nculo ?coopera??o? e a ?solidariedade? existem em ambas as institui??es motivados por raz?es diferentes. O v?nculo ?participa??o e autonomia? gera para os professores de ambas as escolas sentimentos de impot?ncia e frustra??o. Verifica-se uma pseudo-autonomia nas duas institui??es. O v?nculo ?cria??o de inimigos? capaz de fortalecer a uni?o do grupo em prol de objetivos comuns existe nas duas institui??es. Na escola p?blica s?o os problemas relacionados ao descaso governamental com a educa??o p?blica no Pa?s e o perfil dos alunos e da comunidade escolar. Na escola particular s?o as fam?lias e o mercado direcionando algumas condutas da institui??o. O v?nculo ?idealiza??o da Coordena??o Pedag?gica pelos professores? encontra-se presente nas duas escolas. Na escola p?blica o coordenador ? visto como um her?i e na escola particular como um verdadeiro l?der. O v?nculo ?reconhecimento e valoriza??o dos indiv?duos? evidencia que ambos os grupos de professores sentem-se reconhecidos, por?m o reconhecimento do trabalho de seus coordenadores por eles ? diferente. O v?nculo ?crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional? ? maior na escola particular. Na escola p?blica os professores sentem-se cansados e desmotivados o que gera estagna??o nos seus processos de desenvolvimento. Todas as compara??es feitas anteriormente caracterizam e comp?em o ambiente de cada uma das escolas. Outras considera??es importantes desse trabalho referem-se ? grande interdepend?ncia entre os v?nculos que n?o aparecem isoladamente e a influ?ncia das configura??es espec?ficas e estruturas de cada uma das escolas. Antes de formarem os v?nculos entre os grupos, existe um v?nculo maior com a institui??o onde as pessoas tendem a reproduzir as suas caracter?sticas e a sua cultura organizacional.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Professores Drs. da Banca:

Ester Eliane Jeunon e Cláudio Paixão Anastácio de Paula

Mestrando(a): FABIANA LANA PESSOA

Linha de Pesquisa: Relações de poder e dinâmica das organizações

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