Mestrando(a): RONALDO BARBOSA DE SOUZA

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

O mercado varejista farmacêutico, que tem gradativamente ocupado um maior espaço no amplo segmento varejista nacional, é caracterizado por um número elevado de pontos de vendas e por uma disputa intensiva de mercado, desenvolvida pelas grandes redes e pelas pequenas farmácias. Estas são a maioria, no universo de 59.000 farmácias no Brasil. A estratégia outrora de considerar a localização como principal fonte de vantagem competitiva, tem sido corroída nesses tempos atuais, e as questões de imagem de loja emergem com possibilidade real de diferenciação para os clientes cada vez mais exigentes. O objetivo do presente estudo foi avaliar o impacto da imagem de loja para uma farmácia. Para o desenvolvimento do trabalho, foi escolhida a população de clientes de farmácias de um importante município de Minais Gerais. As amostras coletadas dessa população foram os clientes de uma rede de farmácias desse município e após o tratamento estatístico dos dados amostrais evidenciou-se a importância da imagem de loja para as farmácias. De um total de 30 variáveis de imagem de loja, chegou-se a um conjunto de nove atributos que se aproximaram conceitualmente dos componentes do composto de marketing. Um dos nove atributos extraído foi a componente atmosfera de loja. Para os grupos de clientes de farmácia: clientes que compram medicamentos, clientes que compram não medicamentos e clientes que compram tanto medicamentos e não medicamentos o estudo demonstrou a existência de diferentes atributos de imagem de loja, o que implica medidas distintas para o atendimento das expectativas dos grupos de clientes da farmácia. Dois atributos da atmosfera de loja: a organização de prateleiras e gôndolas e a iluminação de produtos revelaram ser capazes de discriminar os grupos de clientes. O estudo pretende contribuir para a adoção de estratégias competitivas para o setor varejista farmacêutico, ao tratar o tema imagem de loja, que é reconhecida pelos estudiosos da área como uns dos grandes desafios gerenciais do varejo. Tem-se como propósito contribuir ainda no campo acadêmico, na medida em que amplia a base de dados, informações e análises críticas sobre esse importante segmento varejista farmacêutico.

Orientador(a): JOSÉ EDSON LARA

Professores Drs. da Banca:

ESTER ELIANE JEUNON, TARCÍSIO AFONSO E RONALDO LAMOUNIER LOCATELLI

Mestrando(a): RONALDO BARBOSA DE SOUZA