Autor:  Ana Paula Rabelo Rangel

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa: 14/06/2017

Resumo: Comum no âmbito da administração, o planejamento estratégico surgiu em meados da década de 1950, por meio das metodologias de planejamento propostas pelo professor Igor Ansoff. Foi muito utilizado nas décadas de 1960 e 1970 como uma ferramenta de gestão estratégica, porém, ao longo dos anos de 1980, entrou em declínio, sendo duramente questionado quanto à sua aplicabilidade e eficiência em atuar em ambientes cujas mudanças ocorrem de forma cada vez mais rápidas e intensas. Partindo dessas asserções, o presente estudo busca analisar os desafios e as possibilidades do planejamento estratégico em duas cooperativas de crédito de Minas Gerais, sob a percepção de seus gestores. As cooperativas de crédito têm como objetivo proporcionar assistência financeira a seus associados e  desenvolvimento social e manter-se economicamente viável para seus cooperados, apresentando um modelo de instituição financeira de ajuda mútua entre as pessoas. A metodologia utilizada neste estudo consiste em uma abordagem qualitativa descritiva. No ambiente de análise de dados, o planejamento estratégico foi abordado nas cooperativas utilizando-se três conceitos para sua operacionalização: formulação, implementação e controle. Dentre os resultados encontrados, destaca-se que, apesar do visível progresso, o planejamento estratégico em cooperativas de crédito ainda está em um estágio inicial de desenvolvimento. No entanto, considerando-se as particularidades de cada uma das cooperativas em estudo, infere-se ainda que mesmo apresentando certa deficiência, o planejamento estratégico tem sido uma importante ferramenta de gestão estratégica para as cooperativas de crédito, na medida em que direciona e impulsiona a tomada de decisões nas organizações.

Palavras-chave: Planejamento estratégico. Cooperativas de crédito. Associados. Estratégia. Eficiência.

Common to management practices, strategic planning can be defined as the act of thinking and making strategic plans. It emerged in the mid-1950s, through the planning methodologies proposed by Professor Igor Ansoff. It was widely used in the 1960s and 1970s as a strategic management tool, however, throughout the 1980s it declined, and its applicability and efficiency in intensely and fast changing environments was strongly questioned. Based on these assertions, the present study seeks to analyze the challenges and possibilities of strategic planning in two credit cooperatives from Minas Gerais, Brazil, through the perception of their managers. Credit unions aim to provide financial assistance to their members and social development and remain economically viable for their members, with basis on a model of financial institution aimed at mutual aid between people. The methodology used in this study consists of a qualitative descriptive approach. In the data analysis environment, strategic planning was approached in the cooperatives using three concepts for its operationalization: formulation, implementation and control. Among the results, it is highlighted that despite the visible progress of recent years, strategic planning in credit cooperatives is still at an early stage of development. However, considering the particularities of each of the cooperatives in study, it can be concluded that even though it presents a certain deficiency, strategic planning has been an important strategic management tool for credit cooperatives, insofar as it directs and promotes decision-making in organizations.

Keywords: Strategic planning. Credit unions. Associates. Strategy. Efficiency.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: ESTRATÉGIA, INOVAÇÃO E COMPETITIVIDADE

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz

Profª Drª Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof. Dr. José Edson Lara– Participante Externo

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