Mestrando(a): VANESSA BRAZ CASSOLI

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

O setor têxtil tem participação relevante na indústria de transformação brasileira. O País é o sexto maior produtor mundial, ocupando Minas Gerais a segunda posição no ranking dos polos têxteis, em número de empresas. Trata-se de um setor com alto grau de competição, exigindo das empresas, principalmente as de pequeno e de médio porte, o estabelecimento de alguma vantagem competitiva, o que pode ser alcançado por meio da gestão estratégica de marketing. O objetivo deste trabalho consistiu em descrever como se configura a gestão estratégica de marketing do polo confeccionista de Passos, Minas Gerais. Para isso, realizou-se um estudo descritivo com abordagem qualitativa, por meio de estudo de casos múltiplos de 11 fábricas de roupas femininas com mais de dez anos de existência e com marca própria. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com os proprietários e dirigentes, além de pesquisa documental, a fim de verificar as práticas de segmentação de mercado, seleção de mercado-alvo e posicionamento de marketing, Os resultados demonstram que em todas as empresas analisadas a gestão estratégica de marketing ocorreu de forma emergente, a partir de erros e acertos. A maioria identificou seus segmentos empiricamente, por meio de observação, considerando suas competências anteriores e diante do senso comum de que a mulher ?consome mais?. Os entrevistados manifestaram preocupação em definir seu público-alvo e a ele fazer uma oferta diferenciada. Mas, em geral, as empresas não apresentam um processo estruturado de posicionamento de marketing. Algumas, posteriormente, adotaram estratégias deliberadas de marketing, passando a obter melhor desempenho, implícito em seus volumes de produção, em sua abrangência geográfica de mercado e no reconhecimento de suas marcas. Os resultados indicam que as empresas que ficaram no ?meio-termo? estratégico enfrentam obstáculos para seu crescimento. Entretanto, verificou-se que mesmo na ausência de uma gestão estratégica de marketing estruturada a seleção do mercado-alvo contribuiu para a permanência dessas empresas no mercado.

Orientador(a): ESTER ELIANE JEUNON

Professores Drs. da Banca:

Profª. Drª. Ester Eliane Jeunon. Orientadora (Faculdade Novos Horizontes)
Profª. Drª. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. Mauro Calixta Tavares. Convidado 2 (Faculdades Integradas de Pedro Leopoldo)
Mestrando(a): VANESSA BRAZ CASSOLI

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

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