Mestrando(a): ALOÍSIO DUTRA DE OLIVEIRA

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Remonta ao início do século passado a preocupação do Homem em produzir alimentos mais saudáveis para seu consumo, a partir de técnicas mais aprimoradas que permitissem uma produção de alimentos com maior integração com a natureza. Evitar produtos químicos, agrotóxicos, pesticidas e adotar técnicas de conservação do solo com alternância de culturas e preservação de lençóis de água orienta os princípios de produção agropecuária orgânica. Considera-se como produto da agricultura orgânica ou produto orgânico aquele que seja ele in natura ou processado, obtido em sistema orgânico de produção agropecuário ou oriundo de processo extrativista sustentável e não prejudicial ao ecossistema local. Iniciavam-se assim os primeiros passos do Homem em busca da sustentabilidade. O objetivo deste estudo foi de analisar os fatores e características percebidas pelos consumidores na escolha de produtos orgânicos em supermercados na região sul no município de Belo Horizonte. E para alcançá-lo utilizou-se como metodologia a pesquisa de campo numa abordagem quantitativa descrevendo os fatos encontrados. A amostra foi por acessibilidade e não probabilística. O questionário usado foi adaptado de dois outros questionários: Silva (2003) e Ceschim (2008). Foram aplicados 200 questionários nos supermercados da região sul do município de Belo Horizonte. Destes, foram 174 questionários válidos para análise dos resultados. Na análise dos dados foi realizada a análise descritiva simples (freqüência e média) e análise fatorial exploratória, por meio do uso de software SPSS v14 (Statistical Package for Social Sciences). Como resultado obteve-se em maioria a presença feminina, a escolaridade com graduação, disposição a pagar mais pelo produto orgânico e a preocupação com a saúde e a sustentabilidade. Como sugestões de novos estudos propõem-se pesquisar como a rede de supermercados tem procurado se preparar para a demanda de consumidores de alimentos orgânicos e também a qual importância econômica dos consumidores de produtos orgânicos para rede de supermercados em tempos de sustentabilidade.

Orientador(a): CRISTIANA FERNANDES DE MUYLDER

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Cristiana Fernandes De Muylder (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Wendel Alex Castro Silva (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Tarcisio Afonso (Faculdades Pedro Leopoldo)

Mestrando(a): ALOÍSIO DUTRA DE OLIVEIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade

:: baixar arquivo