Mestrando(a): SOLANGE CARVALHO MOREIRA RODRIGUES

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Este trabalho tem como objetivo verificar a prática didático-pedagógica na área do empreendedorismo e sua interferência na propensão a atividades empreendedoras por parte dos alunos e professores do curso de Administração do Centro Universitário localizado no leste de Minas Gerais, Brasil. Sabe-se da importância das atividades empreendedoras para a promoção da riqueza tanto de regiões isoladas como de países inteiros, o que tem suscitado, recentemente, a realização de pesquisas com este foco, inclusive no âmbito do ensino. Desta forma, optou-se aqui por um estudo de caso, tendo como sujeitos de pesquisa quinze alunos do oitavo período do curso de Administração e quatro professores do mesmo curso, definidos por acessibilidade. Analisou-se, também, o projeto pedagógico do curso e outros documentos afins, fornecidos pela Instituição, tendo sempre em vista a utilização de mais de uma fonte de evidência. Um dos professores entrevistados coordena um projeto de atividades vivenciais de criação de negócios em que os alunos experimentam uma situação real empreendedora. Os dados foram coletados por meio de entrevistas semiestruturadas, gravadas com a permissão dos entrevistados e transcritas na íntegra, utilizando-se dois protocolos distintos com perguntas inter-relacionadas. Os dados foram ordenados, tabulados e classificados em unidades temáticas buscando-se para as análises, os significados e a essência nos relatos. O resultado evidencia que a prática didático-pedagógica adotada parece propiciar aos estudantes propensão a empreender após o curso, indicando a possibilidade do ensino sistematizado do empreendedorismo. Como um fenômeno ?multifacetado e multidisciplinar? demonstra não ser excludente uma via ou outra de aprendizado. Porém, no ambiente escolar exige-se condições especiais para realizá-lo, conforme se verifica a partir da apresentação e análise dos resultados. Este aprendizado é, portanto, dependente de uma estrutura de apoio, efetivando-se ao unir a teoria à prática em projetos como nos moldes de empresa simulada ou em incubadora de empresas.

Orientador(a): MARLENE CATARINA DE OLIVEIRA LOPES MELO

Profª Drª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo – Faculdade Novos Horizontes