Autor: TOMAZ ANTONIO CHAVES

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  11/02/2011

O objetivo desta pesquisa foi analisar como se encontra configurado o comprometimento organizacional de professores de uma unidade do CEFET/MG, situada na cidade de Araxá, na percepção deles próprios. Para aprofundar o conhecimento da temática e possibilitar a análise, o referencial teórico foi subdividido em três partes, a saber: os conceitos sobre o comprometimento organizacional bem como as fontes teóricas que deram origem aos seus estudos; os principais enfoques e suas respectivas medidas de comprometimento organizacional, com ênfase para o modelo tridimensional de Meyer e Allen (1991), e os estudos recentes sobre o comprometimento organizacional em instituições públicas. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, de natureza tanto quantitativa como qualitativa, nos moldes de um estudo de caso, na referida unidade do CEFET/MG, em Araxá. Além de dados secundários (levantamento e análise documental que permitiram caracterizar o caso, ou seja, o CEFET/MG e a Uned de Araxá, em especial), foram também coletados dados primários em duas fases sendo que, em cada uma delas, eles foram analisados conforme sua natureza, ou seja, dados do questionário (respondido por 53 dos 71 professores do campus de Araxá) com estatística uni e bivariada e com análise de conteúdo (questões abertas) e dados das entrevistas, realizadas com 10 docentes, com análise de conteúdo. Os dados demográficos dos sujeitos, em ambas as fases, foram descritos detalhadamente. Pelos dados oriundos dos questionários, pode-se afirmar que a dimensão de comprometimento organizacional que predomina entre seus respondentes é do afetivo, seguido do calculativo e do normativo, com destaque para os percentuais em níveis considerados satisfatórios apenas na dimensão afetiva. Tal fato é, sem dúvida, preocupante, pois denota fragilidades nas relações dos docentes para com o CEFET/MG. A análise bivariada permitiu observar diferenças de percepções estatisticamente significativas, assim como correlações entre dados demográficos e funcionais dos respondentes e as dimensões do comprometimento mensuradas via questionários. Por meio das entrevistas, as dimensões preponderantes foram corroboradas, porém a calculativa foi mais marcante nessa fase da pesquisa. Foi também possível identificar traços das dimensões sociológica e comportamental, ambas menos estudadas em pesquisas realizadas no Brasil. Em face da limitação do estudo de caso, alinharam-se diversas sugestões de pesquisas futuras, além de outras direcionadas à Instituição.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmicas das Organizações

Banca Examinadora

Profª Drª Kely César Martins de Paiva – ORIENTADORA
Prof. Dr. Juvencio Braga de Lima – Docente
Prof. Dr. Anderson de Sousa Sant’anna – Participante externo

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