Título: COMPROMETIMENTO ORGANIZACIONAL:
um estudo em unidades escolares da Polícia Militar de Minas Gerais na região metropolitana de Belo Horizonte

Autor:  Denise Rezende de Miranda Martins

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  10/08/2010

Resumo: Esta pesquisa teve como objetivo geral descrever e analisar como se configura o comprometimento organizacional de funcionários das unidades escolares da instituição de ensino da Polícia Militar na região metropolitana de Belo Horizonte. Para tanto, o referencial teórico abordou conceitos e enfoques do comprometimento organizacional, com ênfase no modelo tridimensional de Allen e Meyer (1991). A pesquisa caracteriza-se como de campo e descritiva, com abordagens qualitativa e quantitativa nos moldes de um estudo de caso. Para a coleta de dados, foram aplicados 62 questionários e realizadas 10 entrevistas. Os dados oriundos dos questionários foram tratados e analisados, pautados em estatística uni e bivariada, enquanto que aqueles provenientes das entrevistas foram submetidos à análise de conteúdo. Após a apresentação e análise dos dados, separados de acordo com o método empregado, percebeu-se que, do ponto de vista do comprometimento organizacional, os pesquisados demonstraram muito mais a sua ausência ou fragilidade do que efetivamente uma conexão mais firme ou sedimentada com o Colégio, o que pode implicar, no seu cotidiano, em comportamentos que pouco se traduzam na essência do seu trabalho: educar e promover a educação. Os dados indicam que o comprometimento, de fato, leva em conta um emaranhado de relações que, após a análise dos dados da pesquisa, evidencia-se como mais complexo do que os instrumentos de coleta de dados foram capazes de apreender, o que mantém tal construto na agenda de pesquisa no campo da Administração. Diante das limitações e dos avanços apresentados neste estudo, diversas sugestões para pesquisas futuras foram alinhadas. Ressalte-se, ao final, a importância desta pesquisa para a Instituição em termos da reflexão propiciada quanto aos desafios inerentes à sua realidade interna, considerando-se sua face de “organização pública”. Espera-se que as questões levantadas e os resultados obtidos fomentem discussões e reflexões acerca de e com seus funcionários, a fim de se buscar alternativas que favoreçam o desenvolvimento do trabalho e, mais ainda, das pessoas que com ele lidam diariamente

 

Palavras-chave: Comprometimento organizacional, Polícia Militar, instituição de ensino

 

ABSTRACT: The main goal of the study was to describe and analyze the organizational commitment of employees of school units of the military police educational institution of the metropolitan area of Belo Horizonte. For this purpose, the research includes a theoretical review comprising concepts and perspectives on organizational commitment, with emphasis on Meyer and Allen’s (1991) Three-Component Model, along with a descriptive field research, with a combined qualitative/quantitative approach, appropriate to a case study. The data collection was gathered through 62 questionnaires and 10 interviews. The data from the questionnaires were processed and analyzed using uni- and bivariate statistics, while those from the interviews were subjected to content analysis. The data are presented and analyzed separately according to the method applied. After the data analysis we noticed that, regarding organizational commitment, the respondents demonstrated more the lack of (or a fragile) commitment rather than an actual strong, sedimented relationship with the school. In their daily life this may cause a behavior that poorly reflects the essence of their work: educating and promoting education. The data indicate that commitment, indeed, involves a tangle of relations which, we realized, after the analysis of the survey data, is more complex than our methods enabled us to apprehend, and that keeps this subject on the field’s research agenda. Given the limitations and advances of this study, several suggestions for future research are listed. Finally, we highlight the importance of this research for the institution itself, in terms of the insights it allowed in relation to its internal reality as “public organization.” We hope that the results and issues raised by this research help the institution to promote discussions with and about the employees, in order to seek alternatives that favor the work’s development and, more importantly, the people who deal with it daily.

 

 

Keywords: organizational commitment, Military Police, educational institution

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.

 

Problema de Pesquisa: “como se configura o comprometimento organizacional de funcionários das unidades escolares da instituição da Polícia Militar na região metropolitana de BH?”

 

Banca Examinadora

Orientador: Profa Dra  Kely César Martins de Paiva

Profª Drª Talita Ribeiro da Luz – Docente

Prof. Dr. Anderson de Sousa Sant’Anna – Participante Externo

 

 

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