Mestrando(a):  MARIANGELA ARMOND

Orientador(a): Prof. Dr. Antonio Luiz Marques

O objetivo deste estudo foi analisar o processo de mudança em um hospital público universitário localizado em Minas Gerais, na percepção de seus gestores, nas perspectivas estratégica, estrutural, tecnológica, humana, política e cultural, com base no modelo proposto por Motta (2004), em decorrência da substituição do modelo de gestão própria pelo novo modelo de gestão. Em termos metodológicos, foi desenvolvido um estudo de caso, com abordagem qualitativa, descritiva, em que se procurou apurar as percepções dos gestores sobre os efeitos do novo modelo de gestão. A coleta de dados ocorreu por meio de entrevistas semiestruturadas, com 10 gerentes das Unidades Funcionais, escolhidos por apresentarem conhecimentos necessários para discorrer a respeito da mudança. As entrevistas foram gravadas, transcritas e analisadas com o auxílio das técnicas de análise de conteúdo. A principal mudança identificada pelos pesquisados foi a busca da padronização da rede de atendimento pelos Hospitais Universitários no Brasil, por meio dos recursos humanos envolvidos e dos serviços prestados nas áreas de Saúde e Educação, assim como das pesquisas voltadas para estes fins. A metade da força de trabalho ativa e produtiva da instituição possui vínculo regulamentado pelo regime CLT ou como autônomos remunerados. Outro importante motivador da mudança foi a ausência de concurso público, o que resultou na redução do quadro de pessoal estatutário, que vem sendo substituído gradativamente por novos profissionais aprovados em concurso regidos pela CLT. Constatou-se que o foco da mudança apresenta a perspectiva estratégica como dominante, demonstrando que o hospital estava em uma trajetória de declínio, com um endividamento alto, e não se sustentaria por muito tempo. A percepção dos gerentes respondentes da pesquisa é de temor com a mudança, relatando desânimo e desmotivação. Identificou-se a dificuldade de liderar uma equipe sem motivação, além da preocupação com a perda do capital intelectual do hospital. Reconhece-se que a experiência adquirida com quem construiu o hospital e com toda a expertise de conhecimento precisa ser transmitida para os novos membros, de forma gradativa, e que algumas vezes, essa mudança ocorre de forma brusca, inclusive com a classe médica.

Palavras-chave: Gestores. Hospital Universitário. Mudança organizacional. Modelos de mudança.

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Antonio Luiz Marques

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Prof. Dr. Fernando Coutinho Garcia

Faculdade Novos Horizontes

Prof.ª Dr.ª Renata Simões Guimarães Borges

CEPEAD/UFMG

Linha de Pesquisa: RELAÇÕES DE PODER E DINÂMICA NAS ORGANIZAÇÕES.

Área de concentração: Organização e estratégia

MARIANGELA ARMOND