Autor: Claudio Silva de Aguiar

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  08/10/2010

RESUMO Este trabalha buscou identificar uma possÌvel relaÁ„o entre o FÛrum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e CosmÈticos e o desempenho desse setor no mercado internacional. Para isso, utilizou-se um modelo teÛrico que aborda os determinantes da competitividade em trÍs diferentes dimensıes: o empresarial, o estrutural e o sistÍmico. Para este trabalho, foram selecionados entre os fatores empresariais: a inovaÁ„o tecnolÛgica e a modernizaÁ„o da capacidade produtiva. Para os fatores estruturais foram observados os incentivos ao comÈrcio exterior. Para os fatores sistÍmicos da competitividade, foram consideradas as tendÍncias do mercado internacional e a taxa de c‚mbio. Para a coleta de dados, utilizou-se o sistema de banco de dados do MinistÈrio da Ind˙stria, Desenvolvimento e ComÈrcio Exterior – MDIC, conhecido como sistema Alice-web. AlÈm disso, foram obtidas informaÁıes mediante pesquisa em sites do Governo Federal e de instituiÁıes como a AssociaÁ„o Brasileira da Ind˙stria de Higiene Pessoal, Perfumaria e CosmÈticos – ABIHPEC e o Banco Nacional de Desenvolvimento Social – BNDES. Para a an·lise dos dados, foram utilizadas as abordagens qualitativas e quantitativas. A abordagem qualitativa se ocupou de analisar a competitividade potencial. Neste caso, foram observados os determinantes da competitividade que se relacionam ao FÛrum e os resultados que poderiam influenciar o desenvolvimento das empresas desse setor no mercado internacional. A abordagem quantitativa se preocupou em analisar os resultados desse setor no mercado externo. Para isso, foram considerados os volumes de exportaÁo e importaÁ„o, os Termos de Troca LÌquidos – TTL e o Ìndice da Vantagem Comparativa Revelada -VCR. Como tÈcnica de an·lise, utilizou-se o procedimento estatÌstico conhecido como regress„o linear simples. Esse procedimento permitiu verificar uma possÌvel relaÁo entre o fÛrum e o desempenho do setor no mercado externo. Ao final, verificou-se que o FÛrum de Competitividade da Cadeia Produtiva de Higiene Pessoal, Perfumaria e CosmÈticos n„o foi capaz, atÈ o momento, de influenciar a competitividade desse setor no mercado internacional. Percebeu-se que, o desempenho das exportaÁıes e importaÁıes do setor, foi influenciado, principalmente, por determinantes sistÍmicos como a taxa de c‚mbio e as tendÍncias do mercado mundial.

Palavras chaves Competitividade internacional, FÛrum de Competitividade, Setor de Higiene Pessoal, Perfumaria e CosmÈticos.

ABSTRACT The present study aims to identify the relationship between the Competitive Forum of Personal Care, Perfumery and Cosmetics Productivity Chain and the sector performance at international markets. For the research purpose it was used a theoretical model that presents competitiveness determinants in three different dimensions such as the entrepreneurial, the structural and the systemic. The entrepreneurial determinants selected was technological innovation, modernization and productivity capacity. The structural factors observed are the incentives for international market access. The systemic factors of competitiveness included exchange rates, and international market tendencies. Data was collected by using data base of the Ministry of Development, Industry and Foreign Trade (MDIC). Information was obtained at federal governmental sites and at institutions like the Brazilian Association of Hygiene, Perfumery and Cosmetics Industry (ABIHPEC), and the National Bank of Social Development (BNDES). Quantitative and qualitative analysis was presented in this study. The qualitative analysis was based on potential competition. In this case it was observed determinants related to the Forum and its results that could contribute to develop the sector enterprises at international markets. The focus of quantitative analysis was the sector results at international markets. It was considered the export and import results, the Liquid Exchange Rates (TTL), the Comparative Advantage Rates. The statistical method of Sample Linear Regression was used. At the end we can conclude that Competitive Forum of Personal Hygiene, Perfumery and Cosmetics Productivity Chain was not able to influence the competitiveness at international markets. Exchange taxes and global market environment seems to be the most critical aspects.

Key Words: International Competitiveness, Competitiveness Forum, Sector of Personal Care, Perfumery and Cosmetics.

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

Linha de Pesquisa: Tecnologia e Competitividade 

Banca Examinadora

Orientador(a): Cristiana Fernandes De Muylder

Baixar arquivo: http://mestrado.unihorizontes.br/wp-content/uploads/2022/10/Claúdio-Silva-de-Aguiar.pdf