Título: PRAZER E SOFRIMENTO NO TRABALHO: as vivências dos coordenadores de curso de uma Instituição de Ensino Superior de Belo Horizonte/MG

 

Autor:  Simone Carla Delfino Franco

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  17/10/2016

Resumo A pesquisa realizada nesta dissertação teve por objetivo geral descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho tal como percebidas pelos coordenadores de curso de uma instituição de ensino superior privada localizada na cidade de Belo Horizonte. Para tal, metodologicamente, desenvolveu-se uma pesquisa do tipo descritiva por objetivar descrever e analisar as vivências de prazer e sofrimento no trabalho tal como percebidas pelos coordenadores de curso. Nessa perspectiva, a investigação foi realizada com ênfase em uma abordagem qualitativa, cujo objetivo é aprofundar o conhecimento do fenômeno a ser pesquisado recorrendo-se à técnica de entrevista semiestruturada. Por meio dela, descreveu-se como ocorre a centralidade (sentido) do trabalho para o indivíduo; a psicodinâmica do trabalho: prazer e sofrimento no trabalho e estratégias de defesa. O método de pesquisa utilizado foi o estudo de caso. A utilização desse método teve por objetivo observar com profundidade a percepção dos coordenadores quanto às suas vivências de prazer e sofrimento no exercício do seu trabalho, o sentido que conferem às atividades que executam os mecanismos de defesa que utilizam para lidar com o sofrimento decorrente do trabalho e o contexto em que se inserem as suas funções. Os sujeitos da pesquisa foram 11 coordenadores de curso de graduação, um número obtido por meio da saturação dos dados. Uma vez colhidos os dados por meio das entrevistas semiestruturadas, estes foram tratados e analisados por meio da análise de conteúdo, tendo como base as categorias centralidade (sentido) do trabalho para o indivíduo, contexto do trabalho, prazer no trabalho, sofrimento no trabalho e estratégias de defesa. Dentre os principais resultados alcançados por este estudo foi que as vivências de sofrimento são bem maiores que as vivências de prazer. Um dos fatores que levam a esse sofrimento é o fato das atividades administrativas sobrepor às atividades acadêmicas, com isso o ritmo de trabalho é intenso e acelerado, e as cobranças passam a ser constantes no ambiente de trabalho. Os coordenadores sabem que suas responsabilidades ocupacionais estão para além do relacionamento professor e aluno, e que a cada dia, eles recebem uma sobrecarga de trabalho que extrapola para fora do sua jornada de trabalho. Desta forma, o trabalho, passa a ocupar um espaço enorme na sua vida, gerando assim, vivências de sofrimento. Entretanto, mesmo havendo dificuldades em administrar todos os afazeres do cargo, eles aferem um sentimento positivo em razão a alguns requisitos do cargo. Para os coordenadores as suas vivências de prazer está no seu relacionamento profissional seja com os alunos, professores e o mercado. Eles identificam esse relacionamento como algo

satisfatório, transparente e saudável. Outra fonte de prazer é quando ocorre à gratificação profissional, isso é percebido por meio dos feedbacks positivos em relação ao seu trabalho ou quando recebe novos desafios ou tem a possibilidade de inovar. Para eles a liberdade de expressão é algo importante, uma vez que, eles não são tolhidos e cerceados em suas faculdades. Como estratégias de defesas eles utilizam o diálogo com os pares, praticam atividades de lazer e buscam solucionar os problemas, isso faz com que cada trabalhador aceite o sofrimento sem adoecer,servindo, assim, como modo de proteção.

 

Palavras-chave: Psicodinâmica do trabalho. Coordenador de curso. Prazer no trabalho. Sofrimento no trabalho. Estratégias de defesa.

 

Abstract: The research carried out in this dissertation had as general objective to describe and analyze the experiences of pleasure and suffering at work as perceived by the course coordinators of a private higher education institution located in the city of Belo Horizonte. For this, methodologically, a descriptive type search was developed to objectify, describe and analyze the experiences of pleasure and suffering at work as perceived by the coordinators of course. In this perspective, the study was carried out with emphasis on a qualitative approach, which objective is to deepen the knowledge of the phenomena to be researched resorting to the semi-structured interview technique. By means of it, the centrality (meaning) of work for the individual was described; the psychodynamics of work: pleasure and suffering at work and defense strategies. The research method used was the case study. The use of this method had as objective to observe in depth the perception of the coordinators as to their experiences of pleasure and suffering while complying with their work, the sense that they confer to the activities that execute the defense mechanisms that they use to deal with the suffering due to their work and the context in which their functions are inserted. The subjects of the research were 11 undergraduate course coordinators, a number obtained through the saturation of the data. Once the data were collected through semi-structured interviews, they were treated and analyzed through content analysis, based on the categories of centrality (meaning) of work for the individual, work context, pleasure at work, suffering at work and strategies of defense. Among the main results achieved by this study was that the experiences of suffering are much greater than the experiences of pleasure. One of the factors that leads to this suffering is the fact that administrative activities overlap academic activities, with so the pace of work is intense and accelerated, and the charges become constant in the work environment. Coordinators know that their occupational responsibilities lie beyond the teacher-student relationship, and that each day they receive a work overload that goes beyond their workday. In this way, the work, starts to occupy a huge space in their life, thus generating experiences of suffering. However, even though they have difficulties managing all the duties of the job, they measure a positive feeling about some of the job requirements. For the coordinators their experiences of pleasure are in their professional relationship being with the students, teachers and the market. They identify this relationship as something satisfying, transparent, and healthy. Another source of pleasure is when it comes to professional gratification, this is perceived through positive feedback regarding their work or when they receive new challenges or have the possibility to innovate. For them the freedom of expression is something important, since, they are not hampered and curtailed in their faculties. As defense strategies they use the dialogue with peers, practice leisure activities and seek to solve problems, this causes each worker to accept the suffering without becoming ill, thus serving as a form of protection.

Keywords: Psychodynamics of work. Course coordinator. Pleasure at work. Suffering at work. Defense strategies.

 

Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA

 

Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinamica das Organização

Problema de Pesquisa: “Como o coordenador de cursos de graduação percebe suas vivências de prazer e sofrimento no trabalho?

 

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

Prof. Dr. Reynaldo Maia Muniz – Docente

Profª. Drª. Kely Cesar Martins Paiva – Participante Externo

 

BAIXAR ARQUIVO SIMONE CARLA DELFINO FRANCO