Autor: Lílian Beatriz Ferreira
Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO
Data da Defesa: 15/09/2016
Resumo: As mudanças ocasionadas pelas novas estruturas organizacionais colocam as diferentes gerações diante dos mais diversos contextos. Essa proximidade atua como facilitadora para gerar conflitos em função dos diferentes valores, atitudes e percepções que cada geração tem sobre o trabalho. Dessa forma, buscou-se com este estudo, descrever, analisar e comparar a percepção da configuração das relações de trabalho de gestores de empresas de Manhuaçu-MG, pertencentes a diferentes gerações, segundo a tipologia de relações de trabalho apresentada por Melo (1991). Para isso, analisou-se o cotidiano funcional dos gerentes pesquisados e as variáveis das relações de trabalho: organização do processo de trabalho; gestão da força de trabalho; condições de trabalho e saúde do trabalhador e processos de regulação de conflitos. Atrelada a esses fatores, analisou-se como os gestores percebiam a questão das gerações e as novas tendências gerenciais. A metodologia abordada foi de caráter qualitativo, com tratamento dos dados, por meio da técnica de análise de conteúdo. Os sujeitos da pesquisa foram selecionados pelo critério de acessibilidade em número suficiente para atingir a saturação dos dados. A amostra foi separada em dois grupos, sendo o primeiro composto por 10 gerentes das gerações Baby Boomers e X e o segundo por 10 gerentes da geração Y. Os resultados apontaram que, tanto os gerentes das gerações Baby Boomers e X quanto os da geração Y percebem dificuldades na atuação gerencial, sobretudo no gerenciamento das pessoas. As gerações mais velhas estão inseguranças quanto à conservação de seus empregos, principalmente pela questão da idade, da falta de capacitação tecnológica e pela crise econômica que o país enfrenta. Nas gerações mais novas, a insegurança se apresenta por meio de uma hierarquia rígida, que leva à insubordinação, além de medo no processo de tomada de decisão. Foi comum entre os grupos pesquisados a percepção sobre a inexistência de facilidades na atuação gerencial. Com referência às relações de trabalho, evidenciaram-se muitas semelhanças nas respostas, com destaque para a questão da tecnologia, observada pelas gerações Baby Boomers e X e na supervisão e hierarquia observadas pela geração Y. Esta última ainda mostrou-se mais resistente em dividir o ambiente de trabalho com os trabalhadores mais velhos. Os dois grupos também manifestaram semelhanças em relação à atuação diante dos conflitos e às perspectivas de carreira. Esperava-se encontrar maiores diferenças na forma como os gestores percebiam e atuavam diante das relações de trabalho, modificadas à medida que a geração fosse diferente. No entanto, há de se considerar que os aspectos culturais e regionais sob os quais foi realizada a pesquisa promovem um contexto social parecido, próprios de uma cidade do interior onde as oportunidades são menos favoráveis. Observou-se, também, que a questão da gerência está diretamente ligada às exigências e atribuições próprias do cargo e não propriamente às diferenças de gerações no contexto analisado.
Palavras-chaves: Geração Baby Boomers. Geração X. Geração Y. Gerentes. Relações de trabalho.
Abstract: The changes brought by the new organizational structures place different generations in the most varied contexts. This proximity acts as a facilitator to lead to conflicts due to different values, attitudes and perceptions that each generation has about work. Thus, it sought to this study, describe, analyze and compare the perception of the configuration of labor relations managers of Manhuaçu-MG companies belonging to different generations, according to the type of labor relations tabled by Melo (1991). For this, it was analyzed the functional daily life of the surveyed managers and the variables of work relationships: organization of the work process; management of the workforce; working conditions and health of workers and processes regulating conflicts. Linked to these factors, it was analyzed how managers perceive the issue of generations and new management trends. The methodology addressed was qualitative, with processing of data through the content analysis technique. The research subjects were selected by accessibility criteria in sufficient numbers to reach data saturation. The sample was separated into two groups, the first consisting of 10 managers of generations X and Baby Boomers, and the second by 10 managers of the generation Y. The results appoint that both managers of generation Baby Boomers and X as the generation Y notice difficulties in managerial performance, especially in the management of people. Older generations are insecure about the conservation of their jobs, especially the issue of age, lack of technological capabilities and the economic crisis the country is facing. In the younger generation, insecurity is presented through a strict hierarchy, which leads to insubordination, and fear in the decision-making process. It was common among the groups’ surveyed perceptions about the inexistence of facilities at managerial performance. With reference to the work relations, many similarities showed up in the answers, highlighting the question of the technology, observed by the generations Baby Boomers and X and in the supervision and hierarchy observed by the generation Y. This last one still appeared more resistant in dividing work environment with the older workers. The two groups also expressed similarities in relation of the performance regarding the conflicts and career prospects. It was expected to find more differences in how managers perceived and acted on work relations, modified as the generation was different. However, it should be considered that the cultural and regional aspects under which the survey was conducted promote similar social context, own an inland city where the opportunities are less favorable. It was also noticed that the issue of management is directly linked to the requirements and assignments of the own job role and not exactly the differences in generations in the context analyzed.
Keywords: Generation Baby Boomers. Generation X. Generation Y. Managers. Labor relations
Área de Concentração: ORGANIZAÇÃO E ESTRATÉGIA
Linha de Pesquisa: Relações de Poder e Dinâmica das Organizações.
Problema de Pesquisa: “Como se configuram as relações de trabalho de gestores pertencentes a diferentes gerações, segundo a tipologia de Melo (1991)?”
Banca Examinadora
Orientador: Profª. Drª. Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo
Prof. Dr. Luiz Carlos Honório – Docente
Profª Drª Marilia Alves – Participante Externo
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