Mestrando(a): WELLINGTON PEREIRA DE SOUZA

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

Nos tempos modernos a forma de ver a organização vem mudando. Alguns estudiosos afirmam que há necessidade de se alcançar a subjetividade dos indivíduos. Assim, é necessário buscar formas para se vincular as pessoas à organização. No caso desta pesquisa, procurou-se analisar a forma como os docentes se vinculam a uma instituição de ensino profissionalizante no interior do estado de Minas Gerais. Neste sentido o estudo permitiu alcançar o objetivo da pesquisa que é analisar, em uma instituição mineira de ensino profissionalizante, como se estabelecem os elementos dos vínculos mantidos entre os professores e a escola. Para poder atingir o objetivo do estudo, foi feito um panorama geral de como se formou e como foi o desenvolvimento do ensino profissionalizante no Brasil, e como os docentes que estão ligados a essa modalidade de ensino vêm atuando. O embasamento teórico no que se refere a vínculos mais especificamente por docentes, partiu dos estudos elaborados por KRAMER; FARIA, 2007; PESSOA, 2008; ALVES, 2009; PEREIRA, 2011; PADUA, 2012. Mas procurou-se aprofundar os estudos recorrendo à psicanálise e ao comportamento dos docentes de uma forma geral. A instituição utilizada como objeto de estudo é denominada CEFAP. Trata-se de uma escola Técnica que está no mercado há mais de dez anos. Para a coleta dos dados, foi feita uma pesquisa qualitativa com 10 dos 41 docentes que compõem o corpo docente da instituição estudada. Optou-se por utilizar um roteiro de entrevistas semiestruturado, sendo os discursos gravados e, logo em seguida, transcritos, a fim de poder ser feita a análise de conteúdo. O material de análise forneceu subsídio para extração da essência dos relatos e assim revelar as subcategorias mais relevantes para os entrevistados. As análises demonstraram que, da tipologia de vínculos organizacionais discutidos nesta pesquisa, em número de dez, foram observados: a identificação com a organização, o sentimento de pertença, a cooperação nas atividades, a participação nas decisões, a idealização da organização, o reconhecimento e valorização dos indivíduos, a solidariedade, a integração entre os membros, o crescimento e desenvolvimento pessoal/profissional e a autonomia. Somente não está presente na escola o vínculo crescimento e desenvolvimento profissional e pessoal. Dos relatos, as subcategorias que mais se destacaram respectivamente foram: admiração, sentir-se membro, cooperação de um para o trabalho de todos, favorecimento da comunicação de baixo para cima, maior credibilidade dos projetos, reconhecimento e valorização do próprio trabalho, consideração pelos problemas alheios, convívio em momentos de confraternização, falta de oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, liberdade para organização do trabalho. Com relação aos vínculos, o que emergiu dos relatos foram apontamentos de que os vínculos, com exceção de oportunidade de qualificação e aperfeiçoamento, estão presentes na escola e assim permitem que os professores se identifiquem com a organização. Sendo assim, a única disparidade observada é a de que a instituição não prima por propiciar crescimento profissional ou mesmo incentivar que o corpo docente busque esse aprimoramento por conta própria.

Orientador(a): LUIZ CARLOS HONORIO

BANCA EXAMINADORA:

Prof. Dr. Luiz Carlos Honório

ORIENTADOR (Faculdade Novos Horizontes)

Profª Dr.ª Marlene Catarina de Oliveira Lopes Melo

Faculdade Novos Horizontes