Mestrando(a): FLÁVIA CARAM BORLIDO

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Este estudo teve como objetivo descrever e analisar como se encontram configurados os valores organizacionais e do trabalho de jovens recém-inseridos no mercado de trabalho, por meio do programa do Espro, em Belo Horizonte (MG). Para isso, o referencial teórico abordou uma evolução conceitual, modelos analíticos e escalas de mensuração dos temas centrais, a saber, valores organizacionais e valores do trabalho. Foi realizada uma pesquisa de campo, descritiva, com abordagem quantitativa e qualitativa, configurando uma triangulação entre métodos. A coleta de dados recorreu a três instrumentos: levantamento documental (Espro e instituições financeiras abordadas), questionários (290 respondentes) e entrevistas semiestruturadas com membros do Espro (a coordenadora da unidade e dois instrutores) e com 16 jovens. As técnicas de análise dos dados foram: análise documental, estatística descritiva uni e bivariada e análise de conteúdo. No que tange aos objetivos específicos delineados, o primeiro deles diz respeito a descrever o trabalho realizado pelo Espro junto aos jovens, incluindo-se as parcerias com as organizações contratantes. Observou-se que o Espro é uma instituição reconhecida no mercado e que parte de seus membros o vê como um local de satisfação pessoal e como uma instituição que pode contribuir para o crescimento e para a mudança de vida dos jovens que são atendidos. Quanto ao segundo objetivo específico, relativo a descrever como se encontram configurados os valores organizacionais de jovens recém-inseridos no mercado de trabalho, segundo modelo de Oliveira e Tamayo (2004), verificou-se que os valores organizacionais mais comungados pelos jovens são a ?realização?, o ?prestígio? e a ?conformidade?; em contrapartida, a ?tradição? foi o que obteve os menores escores. Em relação ao terceiro objetivo, que visava descrever como se encontram configurados os valores do trabalho desses jovens, segundo modelo de Porto e Tamayo (2003), apurou-se um elevado escore para o valor ?realização no trabalho? em ambas as fases da pesquisa; quanto aos demais -?estabilidade?, ?prestígio? e ?relações sociais? -, houve divergência entre as análises quantitativa e qualitativa. Por fim, o último objetivo específico foi identificar e descrever possíveis correlações, semelhanças e diferenças entre os resultados relativos a cada um dos construtos e entre estes e os dados demográficos dos respondentes. Por meio da análise bivariada, constatou-se a existência de diferenças entre grupos de respondentes dos questionários e diversas correlações entre os dados. Após a identificação dos limites desta pesquisa, foram delineadas sugestões para o Espro, para os jovens e para pesquisas futuras.

Orientador(a): KELY CESAR MARTINS DE PAIVA

Professores Drs. da Banca:

Profª Drª Kely César Martins de Paiva
ORIENTADORA
Faculdade Novos Horizontes
Prof. Dr. José Ricardo Costa de Mendonça
Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)
Prof. Dr. Diogo Henrique Helal

Mestrando(a): FLÁVIA CARAM BORLIDO