Título:  UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL: uma análise da gestão do programa na perspectiva dos coordenadores de polos presenciais de uma instituição pública de ensino superior do Estado do Mato Grosso

Autor:   Ana Maria Blanco Teles Moulin

Tipo de Trabalho de Conclusão: DISSERTAÇÃO

Data da Defesa:  02/08/2019

 

RESUMO O objetivo desta dissertação foi analisar como os coordenadores de polos presenciais vivenciam a gestão do programa UAB em uma Instituição Pública de Ensino Superior (IPES) do Estado do Mato Grosso. Para tanto, realizou-se uma pesquisa descritiva com abordagem qualitativa, recorrendo-se ao estudo de caso como método de pesquisa. Os dados foram analisados à luz da análise de conteúdo, sendo consideradas quatro categorias definidas a priori: Gestão estratégica do programa UAB, Gestão dos Recursos Humanos e Materiais no Programa UAB, Gestão Pedagógica no programa UAB e Aspectos gratificantes e desafiadores no exercício da função dos coordenadores do programa.  A pesquisa envolveu quinze entrevistas com os coordenadores que fazem parte do programa da UAB no Estado do Mato Grosso. As entrevistas foram gravadas por meio do Skype e por meio de vídeo chamada de telefone celular, para posterior transcrição, organização e análise dos dados coletados. Os resultados revelaram que o principal desafio da gestão estratégica do polo está relacionado ao papel mediador do coordenador e sua equipe para a manutenção e desenvolvimento das atividades pedagógicas, de recursos ou de estratégia. Quanto à gestão de recursos humanos e materiais para atender as demandas de infraestrutura do funcionamento dos cursos no programa UAB foi observado que a atuação da gestão é fundamental, tanto no cuidado com a manutenção do polo, quanto para o seu funcionamento e desenvolvimento dos cursos ofertados. A administração e a busca por recursos junto aos mantenedores são primordiais para a manutenção dos polos de apoio e atendimento do programa.  No âmbito pedagógico, os dados apontam como fatores importantes para a permanência e êxito dos alunos no Programa UAB: estrutura física adequada para funcionamento dos polos para acolhimento ao aluno; equipe de apoio para a gestão; a importância da atuação no tutor como mediador, motivador, incentivador para permanência e êxito do aluno. Dentre os aspectos desafiadores, a constatação de escassos recursos e investimentos nos polos pelos governos federais, estaduais e municipais; a acentuada evasão escolar e em relação aos aspectos gratificantes, a superação dos desafios com a permanência e êxito do aluno no programa.

 

Palavras-chave: Educação a Distância (EaD). Gestão em EaD. Universidade Aberta do Brasil (UAB). Gestão da UAB.  Coordenador de Polo Presencial.

ABSTRACT: The purpose of this dissertation was to analyze how the coordinators of the classroom centers experimented with the management of the UAB program at a public higher education institution (IPES) in the state of Mato Grosso. Therefore, a descriptive investigation with a qualitative approach was realized, using the case study as method of investigation. The data will be analyzed in the light of containment analysis and a priori defined in four categories: strategic management of the UAB program Human resources and material management in the UAB program, pedagogical management in the UAB program and rewarding and challenging aspects in the role of Program Coordinators The investigation also included interviews with the coordinators who were part of the UAB program in the state of Mato Grosso. Interviews were grabbed through Skype and video-based cell phone calls for later transcription, organization and analysis of the collected data. The results will reveal that the main challenge of strategic management of the cluster is related to the coordinating role of the coordinator and his team for the maintenance and development of pedagogical, resource and strategic activities. As long as the management of human resources and materials to meet the infrastructure demands of the operation of the courses in the UAB program, it is observed that the performance of fundamental management, both in the care and maintenance of the center, as for its operation and development of the courses offered. . The administration and search of resources with the main support for the maintenance of the assistance posts and the assistance to the program. In the pedagogical context, the Indian data as important factors for the permanence and success of the students in the UAB Program: adequate physical structure for the functioning of the poles to receive the student; management support staff; The importance of acting as a mediator, motivator, motivator for the permanence and success of the student. Among the challenging aspects, the hall of scarce resources and inversions in the poles by the federal, state and municipal governments; The marked abandonment and rewarding aspects, overcoming the challenges with the permanence and success of the student in the program

Keywords: Distance Education (DE). E-learning management. Open University of Brazil (UAB). UAB management. On-site Polo Coordinator.

RESUMEN: El objetivo de esta disertación fue analizar cómo los coordinadores de los centros de aula experimentan la gestión del programa UAB en una institución pública de educación superior (IPES) en el estado de Mato Grosso. Por lo tanto, se realizó una investigación descriptiva con un enfoque cualitativo, utilizando el estudio de caso como método de investigación. Los datos se analizaron a la luz del análisis de contenido y se definieron a priori cuatro categorías: gestión estratégica del programa UAB Gestión de recursos humanos y materiales en el programa UAB, gestión pedagógica en el programa UAB y aspectos gratificantes y desafiantes en el papel de los coordinadores del programa La investigación incluyó quince entrevistas con los coordinadores que forman parte del programa de la UAB en el estado de Mato Grosso. Las entrevistas se grabaron a través de Skype y a través de videollamadas por teléfono celular, para su posterior transcripción, organización y análisis de los datos recopilados. Los resultados revelaron que el principal desafío de la gestión estratégica del clúster está relacionado con el papel coordinador del coordinador y su equipo para el mantenimiento y desarrollo de actividades pedagógicas, de recursos o estratégicas. En cuanto a la gestión de recursos humanos y materiales para satisfacer las demandas de infraestructura de la operación de los cursos en el programa de la UAB, se observó que el desempeño de la gestión es fundamental, tanto en el cuidado con el mantenimiento del centro, como para su operación y desarrollo de los cursos ofrecidos. La administración y la búsqueda de recursos con los mantenedores son primordiales para el mantenimiento de los postes de asistencia y la asistencia al programa. En el contexto pedagógico, los datos indican como factores importantes para la permanencia y el éxito de los estudiantes en el Programa UAB: estructura física adecuada para el funcionamiento de los polos para recibir al estudiante; personal de apoyo gerencial; La importancia de actuar en el tutor como mediador, motivador, motivador para la permanencia y el éxito del estudiante. Entre los aspectos desafiantes, el hallazgo de escasos recursos e inversiones en los polos por parte de los gobiernos federales, estatales y municipales; El marcado abandono y aspectos gratificantes, superando los desafíos con la permanencia y el éxito del estudiante en el programa

Palabras clave: Educación a distancia (DE). Gestión del e-learning. Universidad Abierta de Brasil (UAB). Gestión de la UAB. Coordinador de Polo en el lugar.

 

Área de Concentração: Organização e Estratégia

Linha de Pesquisa: Estratégia, Inovação e Competitividade

 

Problema de Pesquisa: “como os coordenadores de polos presenciais vivenciam a gestão do programa UAB em uma Instituição Pública de Ensino Superior do Estado do Mato Grosso? ”

Banca Examinadora

Orientador: Prof. Dr. José Edson Lara

Profª. Drª. Georgiana Luna Batinga – Docente

Profª. Drª. Caissa Veloso e Sousa – Docente

Prof. Dr. Marcelo de Rezende Pinto – Participante Externo

BAIXAR ARQUIVO ANA MARIA BLANCO TELES MOULIN