Mestrando(a): VICTOR DO CARMO OLIVEIRA

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

As micros e pequenas empresas do Brasil geram emprego e renda para grande parte da população economicamente ativa do país, mas apresentam elevadas taxas de mortalidade, sobretudo, devido à má gestão. Logo, torna-se importante seu aperfeiçoamento gerencial para acarretar sua longevidade. Os processos de desenvolvimento dessas empresas são compreendidos como uma série de etapas que devem ser superadas, desde a sua criação até a sua consolidação. Esse processo de evolução pelo qual passam as organizações tem sido denominado Ciclo de Vida Organizacional (CVO). Segundo o modelo de categorização de CVO dessas empresas, baseado em estágios, desenvolvido por Adizes (1990), o processo de evolução de uma organização pode ser denominado de estágio de desenvolvimento. Este relaciona-se ao perfil do processo gerencial implementado, incluindo nesse processo a estrutura organizacional, o estilo de liderança, o nível de burocracia e o modelo de delegação e autoridade, os quais são influenciados pelo crescimento das empresas. Diante disso, esta pesquisa teve como objetivo identificar em qual estágio do CVO estão algumas micros e pequenas empresas distribuidoras de gás liquefeito de petróleo da região metropolitana de Belo Horizonte/MG, a partir da abordagem de longevidade empresarial segundo a tipologia de Adizes (1990). Para isso, efetuou-se uma pesquisa descritiva e quantitativa, com uma amostra de noventa empresas selecionadas por acessibilidade. Os dados foram coletados por meio de questionário fechado com a escala Likert de cinco pontos. Na análise de resultados, foi utilizada a técnica estatística de Ranking M?dio (RM) a fim de mensurar o grau de concordância dos gestores e/ou proprietários em relação às características dos estágios de CVO avaliadas. Em suma, os resultados sugeriram que pouco mais de 53% das empresas investigadas localizam-se na região metropolitana; mais de 98% delas possuem até 3 sócios, sendo que o grau de escolaridade de pouco mais de 54% deles é o ensino m?dio; em torno de 61% das empresas possuem entre 2 e 5 funcionários; mais de 60% possuem faturamento anual de até R$ 240.000,00; quase 68% delas aderiram ao simples nacional. E, aproximadamente, 32% delas estão em atividade entre 2 e 5 anos, sendo que somente 10% delas possuem mais de 15 anos. Quanto ao estágio do CVO em que se encontram as empresas, para aquelas com até? 2 anos de atividades, não se pode apontar um estágio específico, situando-se entre o terceiro e quarto estágios; aquelas entre 2 e 5 anos, bem como as empresas com mais de 5 anos de vida situam-se do segundo para o terceiro estágio. Como boa parte das empresas encontra-se em fase de transição de estágios, podem estar passando por problemas ou crises, o que demanda maior atenção de seus gestores sob pena de avançarem em direção à mortalidade, ao invés de evoluírem para alcançar a longevidade.

Orientador(a): WENDEL ALEX CASTRO SILVA

Professores Drs. da Banca:

Prof. Dr. WENDEL ALEX CASTRO SILVA. Orientador (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. SIDNEY LINO DE OLIVEIRA. Convidado 1 (Faculdade Novos Horizontes)
Prof. Dr. ALEXANDRE TEIXEIRA DIAS. Convidado 2 (FUMEC)
Mestrando(a): VICTOR DO CARMO OLIVEIRA

Linha de Pesquisa: Tecnologia de gestão e competitividade